O MAPA HIPSOMÉTRICO NO ESTUDO DOS CONTINENTES
Mots-clés :
altimetria, mapas, ensino de GeografiaRésumé
Nesse texto são apresentadas reflexões sobre a Semiologia Gráfica por meio de mapas altimétricos que formam a base de estudo dos seis (6) continentes, (África, Ásia, Europa, Oceania, América e Antártica), e com base nelas são indicadas atividades que foram elaboradas especificamente para cada um deles. Tanto podem ser trabalhos didáticos por meio de gráficos, por meio de croquis ou, como sugerido, de maquetes. Os mapas-base apresentam altimetria num intervalo aproximado de cotas de 1000 metros e a maior delas apresenta 4000 metros de altitude. Foi utilizada somente a cota-mestra, cujo número pode variar conforme os aspectos didáticos considerados e para seguir um número mais ou menos idêntico para todas as bases. A variável cor segue o padrão de significado da altimetria, na linguagem gráfica, bem como da área representada. A opção foi por trabalhar com a variação de quatro (4) cores para a altimetria, mais a quinta, a cor preta, para a delimitação política dos continentes, no que Jacques Bertin propôs em 1980, por meio da Semiologia Gráfica, numa orientação direcionada aos pesquisadores e aos usuários de mapas e de gráficos. Também foram considerados os atributos da Teoria da Atividade, de Alexei Leontiev em 1983 e de Vasyli Davydov em 1998. Os resultados apresentados, em modo mapa base, destacam a possibilidade da construção de maquetes altimétricas, dos continentes, como possibilidade metodológia de ensino de Geografia com diversos conteúdos, um modo de ensinar Geografia por meio dos mapas hipsométricos. Isto denota considerar o espaço representado nas suas significações.