SOBRE IMAGENS: (RE)PENSANDO O PAPEL DAS FOTOGRAFIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Mots-clés :
Geografia escolar, fotografias, encaminhamentos didáticosRésumé
Diante de um contexto visual-imagético em que as imagens tomam uma proporção de indispensabilidade na vida, participando também intensamente dos processos educativos, este ensaio propõe um tensionamento sobre o papel das fotografias e sua presença no ensino de Geografia. Revisitando alguns teóricos e suas proposições, apresenta-se um panorama sobre os paradigmas (pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico) e os princípios da imagem fotográfica (conexão física, designação, singularidade e testemunho). Posteriormente, a partir da pesquisa desenvolvida durante o curso de doutorado, na sua fase inicial com observações das aulas e entrevistas com os professores, analisa-se como esses aspectos da teoria fotográfica reverberam e fazem parte do cotidiano e da Geografia escolar. Entende-se que compreender esse cenário pode facilitar os encaminhamentos didáticos com os recursos visuais no ensino de Geografia, como mediadores da elaboração dos conhecimentos geográficos, instaurando outros modos de olhar.