GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DA ESCOLA SECUNDÁRIA BRASILEIRA, A PARTIR DA PROPOSTA DE PIERRE MONBEIG, AROLDO DE AZEVEDO E MARIA CONCEIÇÃO VICENTE DE CARVALHO (1935)
Mots-clés :
ensino de Geografia, currículo de Geografia, didática da GeografiaRésumé
Para compreender aspectos da trajetória da Geografia escolar no Brasil buscamos nos aproximar do currículo proposto para a escola secundária na década de 1930. Destacamos a influência de Pierre Monbeig, Aroldo de Azevedo e Maria Conceição Vicente de Carvalho que elaboraram um projeto de programa para o ensino de Geografia à época. A pesquisa documental e bibliográfica foi desenvolvida por meio de localização e análise de fontes documentais, dentre elas o texto "O ensino secundário da Geografia", publicado no ano de 1935, na revista Geografia. Buscamos destacar o contexto em que a proposta foi produzida, assim como a contribuição dos autores para a organização do currículo de Geografia da época. Tal currículo organizou a forma como a Geografia deveria ser ensinada nas escolas, assim como representou o papel que a disciplina assumiu em relação a reafirmação do status quo.