CARTOGRAFIA ESCOLAR E PENSAMENTO ESPACIAL

Auteurs-es

Mots-clés :

representação do espaço, teoria sócio-histórica, pesquisa narrativa, pesquisa colaborativa

Résumé

O presente artigo foi apresentado na mesa redonda sobre Cartografia Escolar durante o XIII ENANPEGE (02 a 06 de setembro de 2019, no Departamento de Geografia da FFLCH da USP). O texto original consistiu em uma narrativa sobre episódios extraídos de narrativas de professores e pesquisadores que participaram de uma pesquisa colaborativa. O objetivo do artigo consiste em discutir por meio dessas narrativas as concepções de crianças (9 a 10 anos) de uma classe de 4º ano sobre a representação do trajeto de casa a escola, tomando como referencia os conceitos de Lev Vygotsky sobre a interlocução entre os alunos, os alunos e a professora, bem como a interferência de um grupo de pesquisa na elaboração de atividades de ensino sobre conceitos espaciais.

Biographie de l'auteur-e

Rosangela Doin de Almeida, Universidade Estadual Paulista

Doutora e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Livre docente em Prática de Ensino de Geografia pela UNESP (Campus Rio Claro), Fundadora do grupo de pesquisa em Cartografia Escolar. Foi docente e pesquisadora do programa de Pós-graduação em Geografia do IGCE, Unesp, Campus Rio Claro. Autora de diversos livros sobre cartografia escolar. Atualmente está aposentada.

Avenida Cinco A, n 1176 . CEP 13506 795. Rio Claro – SP

E mail: rda.doin@gmail.com

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Publié-e

2019-12-18

Comment citer

Almeida, R. D. de. (2019). CARTOGRAFIA ESCOLAR E PENSAMENTO ESPACIAL. Revista Signos Geográficos, 1, 17. Consulté à l’adresse https://revistas.ufg.br/signos/article/view/61540

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