HABITAR UMA PAISAGEM “VELHA”: A FOTOGRAFIA COMO LINGUAGEM DA PESQUISA E DO ENSINO DA GEOGRAFIA

Auteurs-es

Mots-clés :

fotografia, linguagem, ensino de Geografia, paisagem

Résumé

O que seria uma linguagem potente à Pesquisa e ao Ensino de Geografia? O que a diferenciaria de uma concepção utilitária, técnica ou de ferramenta científica que registra a realidade? Tais questões tornam-se guias para o entendimento da Fotografia como linguagem na produção e compartilhamento de geo-grafias, bem como de partícipe da constituição de um olhar e de um regime de visualidade, que reverbera em nossa compreensão do espaço geográfico. Neste caminho, o texto busca inicialmente reconhecer a evolução da Fotografia como produto da Técnica e das Ciências, sua relação com a produção do conhecimento científico (o registro) e com a constituição de uma educação visual que reverbera nos dias de hoje. Como modo de ultrapassar este quadro, considera-se a Fotografia em sua potência como linguagem criadora: como marca da cultura, agente ontológico constituidor dos sujeitos e dos espaços geográficos. Como forma de ampliação de um caminho teórico sobre a Fotografia, é proposto um exercício de pesquisa e leitura (sensível, porém técnico e metodológico), de sistematização e desmonte de imagens de uma “paisagem fotografada” como forma de mobilizar reflexões acerca das múltiplas linguagens espaciais e suas possibilidades no ensino de geografias.

Biographie de l'auteur-e

Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013). Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC/CE) e do Programa de Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional (GEOPROF) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Realiza pesquisas e orienta na área de Ensino de Geografia, com os temas: Metodologias de Pesquisa e Ensino, Estágio Supervisionado, além das Linguagens Contemporâneas no (do) Ensino de Geografia. Vice-líder do Grupo: Pesquisa e Ensino em Geografia (UFRN). Pesquisador da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”, pólo Natal - RN.

Endereço Profissional: Centro de Educação. Campus Universitário UFRN - Lagoa Nova. CEP 59.072-970. Natal - RN, Brasil.

E-mail: pablosmferandez@gmail.com

Téléchargements

Publié-e

2019-12-13

Comment citer

Fernandez, P. S. M. (2019). HABITAR UMA PAISAGEM “VELHA”: A FOTOGRAFIA COMO LINGUAGEM DA PESQUISA E DO ENSINO DA GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 1, 20. Consulté à l’adresse https://revistas.ufg.br/signos/article/view/61300

Numéro

Rubrique

Artigos