GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: UMA NARRATIVA E UM ENSAIO

Auteurs-es

Mots-clés :

Geografia, educação, categorias geográficas

Résumé

Inicialmente, este texto resgata, a partir da memória de quem escreve, questões relativas à formação do profissional em Geografia, no sentido de apresentar os contextos e as mudanças que foram sendo produzidas, na formação do profissional em Geografia, sobretudo, na formação do professor. Na continuidade, centra-se em considerações sobre alguns princípios da Geografia atual, em diálogo com a Geografia Clássica. Sugere-se, neste ensaio, uma proposição de ensino/aprendizagem em que os conceitos geográficos possam ser ensinados/aprendidos de forma associada com o que se constitui, no entendimento da autora, categorias da análise espacial.

Biographie de l'auteur-e

Dirce Maria Antunes Suertegaray, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia Física pela USP. Professora titular da UFRGS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia -UFRGS e professora visitante vinculada ao programa de pós-graduação em Geografia da UFPB.

Endereço profissional: Avenida Bento Gonçalves 9500, Porto Alegre, RS - Brasil

E-mail: dircesuerte@gmail.com

Téléchargements

Publié-e

2019-10-04

Comment citer

Suertegaray, D. M. A. (2019). GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: UMA NARRATIVA E UM ENSAIO. Revista Signos Geográficos, 1, 16. Consulté à l’adresse https://revistas.ufg.br/signos/article/view/60672

Numéro

Rubrique

Artigos