TEACHERS' VIEWS ON CITIZENSHIP: CONSIDERATIONS ABOUT THE PROJECT ADVANCES AND CHALLENGES “WE PROPOSE!” IN THE STATE OF SÃO PAULO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.72572

Keywords:

We Propose!, citizenship, advances and challenges, teachers, We Propose!, Citizenship, advances and challenges, Teachers, Students.

Abstract

The present work aims to identify and analyze the contributions of the “We propose!” for teachers and participating students, from the teachers' point of view.  Therefore, this work is a part of a larger research developed in the Postgraduate Program in Education of the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters from Ribeirão Preto, São Paulo University (FFCLRP/USP). The methodology used was qualitative, in which interviews were carried out with five teachers participating in the aforementioned project, in the municipalities of Ibitinga, Marília, Mococa and Serrana, in the state of São Paulo/Brazil. The work is divided into four parts, starting with an explanation of the relationship between Traditional and Innovative Geography teaching.  In the second part, we highlight some considerations of the project, in a perspective that meets the demands of citizenship and an Innovative Geography teaching. In the third part, we carried out an analysis of the category “Project contributions for teachers and students”, as a part of the master's research.  In the fourth part we elaborate finals considerations. The results obtained indicate a possible path for the personal and professional resignification of the participating teachers. In addition, the realization of the project developed participatory and critical students through pedagogical practices of investigation and intervention of local problems.

Author Biographies

Odair Ribeiro de Carvalho Filho, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, São Paulo, Brasil, or.cf@hotmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2010), graduação em Geografia pela Universidade Metropolitana de Santos (2014) e mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP - USP (2020). Atualmente é membro do grupo ELO (estudos da localidade) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, professor de Geografia - ETEC Ângelo Cavalheiro, professor de Geografia e Ética - ETEC José Martimiano da Silva e professor de Geografia PEB III da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Membro do grupo de pesquisa de investigadores iberoamericano de Educação geográfica (IIEG). Experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, ensino de geografia, metodologia de história e geografia, pesquisa em educação e o projeto Nós Propomos!

Endereço profissional: Rua Tamandaré, 520, Campos Elísios, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

E-mail: or.cf@hotmail.com

Andrea Coelho Lastória , Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, lastoria@ffclrp.usp.br

Livre Docente em Educação, na área de Ensino de Geografia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP - Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutorado em Didática da Geografia e História na Universidade de Oviedo - Espanha com bolsa da Fundação Carolina. Mestre e Doutora em Educação, na área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro e em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral (SP). Realizou intercâmbio internacional como pesquisadora bolsista da AECI - Governo Espanhol junto a Faculdade de Educação da Universidade de Granada nos campi universitários de Granada (sul da Espanha) e Melilla (norte da África) nas áreas de Formação de Professores e Didática da Geografia. É Professora Associada da USP, efetiva na FFCLRP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP. Professora do Curso de Pedagogia da FFCLRP, na USP. Coordena o grupo de pesquisa "Estudo da Localidade de Ribeirão Preto - ELO". Membro diretor do Fórum Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade - Geoforo. Representante do Brasil no Comitê de Educação do Instituto Panamericano de Geografia e História - IPGH. Membro do conselho diretor do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE, na FFCLRP / USP.

Endereço profissional: Av. Monte Alegre, 3900, Ribeirão Preto-SP, CEP: 14040-901.

E-mail: lastoria@ffclrp.usp.br

Sérgio Claudino , Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal, sergio@campus.ul.pt

Licenciado em Geografia, mestre em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local e doutor em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/IGOT da Universidade de Lisboa e Investigador Integrado do Centro de Estudos Geográficos/Laboratório Associado Terra. Desenvolve o ensino e investigação Ensino de Geografia e Formação de Professores e em Geografia Humana e Regional e em Geografia da Europa. Coordenador do Mestrado em Ensino de Geografia da Universidade de Lisboa e do Centro de formação de Professores do IGOT. Colabora com a Agência de Avaliação de Acreditação do Ensino Superior (Portugal). Membro do Conselho Diretivo do GEOFORO - Foro Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade. Fundou e coordena o Projeto Nós Propomos!, de difusão nacional e internacional. (Odair, suprime o que quiseres).

Endereço profissional: Prédio do IGOT, Rua Branca Edmée Marques, 1600-276, Lisboa, Portugal.

E-mail: sergio@campus.ul.pt

Silvia Aparecida de Sousa Fernandes , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo, Brasil, silvia-sousa@uol.com.br

Livre docente em Educação e Geografia, professora na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília-SP, no Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. Docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe - TerritoriAL, sediado no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/Unesp), na área de Geografia. Possui graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente (1991/1992), mestrado em Geografia pela Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente (1998) e doutorado em Sociologia pela Unesp, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara (2005). Coordena o grupo de pesquisa Centro de Estudos e Pesquisas Agrárias e Ambientais (CPEA) e integra os grupos de pesquisa Cátedra da Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, Grupo de Estudos da Localidade (ELO), Estudos da Globalização. Tem experiência nas áreas de Geografia e Educação, com ênfase em Educação Geográfica, Educação do Campo, Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo e políticas curriculares para a educação básica, ensino de geografia, educação do campo e questão ambiental, políticas de segurança alimentar e nutricional. É membro do conselho científico dos periódicos Revista Brasileira de Educação em Geografia (RBEG), Mundo e Desenvolvimento (Unesp/Marília), Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) e Interface (UFT). É membro do conselho consultivo dos seguintes periódicos: Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos - RIDH (Unesp Bauru/São Paulo), Geografia (UEL), Revista NERA (Unesp Presidente Prudente) e outros periódicos científicos. É membro do conselho diretivo do GEOFORO - Foro Iberoamericano sobre Educación, Geografía y Sociedad. É pesquisador no Grupo de Trabalho 34 - Educación y vida en común, da CLACSO, para o período 2019-2022.

Endereço profissional: Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, 17525900 - Marília, São Paulo, Brasil.

E-mail: silvia-sousa@uol.com.br

Published

2022-10-11

How to Cite

Ribeiro de Carvalho Filho, O., Coelho Lastória , A., Claudino , S., & Aparecida de Sousa Fernandes , S. (2022). TEACHERS’ VIEWS ON CITIZENSHIP: CONSIDERATIONS ABOUT THE PROJECT ADVANCES AND CHALLENGES “WE PROPOSE!” IN THE STATE OF SÃO PAULO. Revista Signos Geográficos, 4. https://doi.org/10.5216/signos.v4.72572

Issue

Section

Artigos