Análise das práticas espaciais nos pontos turísticos de Jaguariaíva – Paraná: implicações para o ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.79726Palavras-chave:
práticas espaciais, Contextualização do Ensino, ensino, Geografia, turismoResumo
O presente estudo objetiva apresentar os resultados parciais do projeto de pesquisa intitulado “Os pontos turísticos do município de Jaguariaíva e o ensino de Geografia: a problematização por meio das práticas espaciais”. Neste manuscrito, discorremos sobre os resultados da investigação de um local de interesse turístico: a Casa da Cultura. O propósito central do projeto é problematizar os pontos turísticos do município de Jaguariaíva, Brasil, por meio da análise das práticas espaciais cotidianas exercidas nesses lugares em tempos e espaços múltiplos. Posteriormente, propomos maneiras de correlacionar os conteúdos da Geografia identificados a partir da análise das práticas. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa, fundamentada no paradigma indiciário e na micro-história de Ginzburg (1989). Para a realização das análises, foram examinados documentos como processos de tombamento, fotografias e entrevistas. No contexto da educação geográfica, problematizamos os temas identificados durante a análise e os inserimos no “percurso didático” discutido por Cavalcanti (2019). Os resultados apontam para uma relação entre o micro e o macro nos conteúdos geográficos escolares e para uma ampla gama de possibilidades de inserção das práticas observadas em sala de aula. Assim, as contribuições deste estudo podem auxiliar os professores de Geografia de Jaguariaíva e região em suas aulas, colaborando para uma maior autonomia docente no que se refere à construção do conhecimento e para um aprendizado mais significativo para os estudantes do Ensino Básico.
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