Reconfigurando a Educação de Jovens e Adultos: o poder do Estado em tempos de transformação
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v6.78034Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, poder, direito, EstadoResumo
O livro "Por uma Geografia do Poder", de Claude Raffestin (1993), aborda de forma abrangente o tema do poder e sua relação com a Geografia. No contexto educacional é essencial compreender como a Educação de Jovens e Adultos desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Neste artigo, exploraremos a importância da Educação de Jovens e Adultos, o direito garantido pelo Estado, as mudanças trazidas pela Resolução nº 01/21 do Conselho Nacional de Educação e o panorama atual dessa modalidade de ensino no Brasil. Para isso se tem como objetivo analisar, a partir das contribuições de Raffestin (1993), como o Poder do Estado garante a Educação de Jovens e Adultos como direito a partir do momento que a oferta legalmente, mas a negligencia na prática. A metodologia se desenvolve a partir de revisão literária, principalmente na legislação referente a EJA, além da análise de dados quantitativos fornecidos por órgãos oficiais.