Raciocínio geográfico: reflexões e possibilidades a partir da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.75969

Palavras-chave:

Geografia, ensino de Geografia, Raciocínio Geográfico

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular estabelece competências gerais e específicas aos vários componentes curriculares. Para a Geografia, a base coloca como seu objetivo fazer com que os alunos façam de maneira crítica uma leitura do mundo, ao passo que saibam resolver os problemas oriundos da interação sociedade-natureza, estabelecendo como meio para isso o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Afim de traduzir a teoria da BNCC Geografia, o presente trabalho objetiva discutir o conceito de Raciocínio Geográfico e mostrar através de uma atividade prática como desenvolver esse raciocínio, juntamente com as habilidades e competências solicitadas pela base. O estudo mostra sua importância por servir de auxílio para a prática pedagógica dos professores de Geografia pela construção de uma proposta construída seguindo as normas da BNCC e que pode ser adaptada em outras realidades. O presente estudo tem um caminho metodológico pautado na pesquisa bibliográfica, tendo como autores Brasil (2017), Roque Valadão e Ascenção (2017), Silva (2021), Portela (2018) e na pesquisa de campo, realizada com alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental, na cidade de Teresina – PI. Conclui-se que é possível aplicar na prática o que pede a BNCC Geografia e que o raciocínio geográfico possibilita a compreensão da espacialidade do fenômeno, fazendo com que o aluno veja sentido e significado nos conteúdos de Geografia, propiciando um maior engajamento da turma no processo de ensino-aprendizagem. 

Biografia do Autor

Emilson Oliveira dos Santos, Universidade Estadual do Piauí, Floriano, Brasil, bookolivere@gmail.com

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente é professor da rede de ensino estadual do Piauí e professor do Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL da Universidade Estadual do Piauí.

Endereço Profissional: BR-343, s/n - Campo Velho, Floriano - PI, 64800-000.

E-mail: bookolivere@gmail.com br.

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Publicado

20-09-2023

Como Citar

Oliveira dos Santos, E. (2023). Raciocínio geográfico: reflexões e possibilidades a partir da BNCC. Revista Signos Geográficos, 5, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v5.75969

Edição

Seção

Artigos