Docência e o ensino de Geografia nos Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.75295

Palavras-chave:

ensino de Geografia, formação de professores, Anos Iniciais

Resumo

Este texto apresenta reflexões que emergem da docência e o ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Para tanto, o enfoque dado é sobre a formação de professores para ensinar Geografia nessa etapa do ensino e as possibilidades de sua atuação profissional, destacando o papel desse componente curricular na escola e seu sentido para a vida das crianças. Ainda nessa perspectiva, foca-se nas possibilidades de práticas educativas que o professor pode realizar com diferentes linguagens para tornar a aprendizagem em Geografia mais significativa aos sujeitos escolares. Têm-se como referenciais teóricos autores que dedicam suas pesquisas à temática delimitada, com destaque, para Callai (2010), Silva e Leão (2021), Rudolf e Rosinski (2021), Theves (2020), dentre outros. As reflexões apresentadas são um fio condutor por destacar que a formação inicial do professor de Pedagogia precisa estar assentada numa concepção teórico-conceitual que possibilite pensar geograficamente os fatos e fenômenos sociais a partir de seu objeto de estudo e suas categorias de análise. Além disso, o ensino de Geografia nos Anos Iniciais pode potencializar nas crianças seu entendimento sobre o mundo, ampliando a leitura que fazem dele, bem como ajudá-las a compreender as relações entre o homem e a natureza. Nesse sentido, por considerar que nesse momento particular são construídas as primeiras habilidades espaciais, o uso de linguagens, impregnadas de artefatos culturais, precisa estar articulado às vivências espaciais infantis.

 

Biografia do Autor

Claudia do Carmo Rosa, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, Goiás, Brasil, claudia.rosa@ueg.br

Graduada em Licenciatura em Geografia e Pedagogia (UEG). Especialista em O Ensino e a Pesquisa em Geografia do Brasil (UFG).Mestre e Doutora em Geografia (UFG).Pós-doutora em Geografia (UFG).É docente efetiva nos cursos de Pedagogia e Psicologia da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas. É membro efetivo do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas: currículo, ensino e formação de professores de Geografia (GECEF). Atua nos seguintes temas: Currículo, Didática, Formação de Professores, Ensino de Geografia, Anos Iniciais.

Endereço Profissional: Rua Ricardo Antônio Balestra, Vila Heitor de Paula, Inhumas/GO, CEP: 75403-533.

E-mail: claudia.rosa@ueg.br

Laís Rodrigues Campos, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, laisrodrigues@ufg.br

Graduada em Pedagogia (UEPA), em Geografia (IFPA), Mestre em Educação (UFPA), Doutora em Geografia (UFG).Atua como professora da área de Pedagogia, lotada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde coordena o grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância e Escolar nos Anos Iniciais (GPEGIEA), é pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia da Infância (GRUPEGI/UFF) e no Grupo de Estudos de Cartografia para Escolares (GECE/UFG). Realiza Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Endereço Profissional: Avenida Afonso Pena, Setor Goiânia 2, Goiânia/GO, CEP 74665-555.

E-mail: laisrodrigues@ufg.br

Downloads

Publicado

27-03-2023

Como Citar

Rosa, C. do C., & Rodrigues Campos, L. (2023). Docência e o ensino de Geografia nos Anos Iniciais. Revista Signos Geográficos, 5, 1–16. https://doi.org/10.5216/signos.v5.75295

Edição

Seção

Artigos