Elementos indicadores da mobilização do pensamento geográfico por estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.74935

Palavras-chave:

práticas espaciais, influências da globalização, mobilização de elementos do pensamento, interpretação crítico-reflexiva, método para o ensino

Resumo

 

Este trabalho é fruto de reflexões teórico-práticas relacionadas à educação básica sobre a importância dos elementos epistêmicos da Geografia para a análise geográfica. Diante disso, emergiu a seguinte questão problematizadora: em situação prática de experimentação em contexto de sala de aula no Ensino Médio, podem-se identificar elementos indicadores que evidenciam a potencialidade da mobilização do pensamento geográfico dos estudantes do Ensino Médio? Para atingir esse propósito, o trabalho teve como objetivo analisar a mobilização do pensamento geográfico na interpretação de práticas espaciais por estudantes do Ensino Médio em escolas públicas do Gama, no Distrito Federal, em 2021. A metodologia se estrutura na abordagem da pesquisa qualitativa e modalidade participante. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo. Em campo, efetuaram-se ações didático-pedagógicas por meio de uma oficina pedagógica e aplicação de testes com situações-problema. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na identificação de elementos indicadores do pensamento geográfico em frases ou palavras nos posicionamentos dos sujeitos. Os resultados evidenciam que os estudantes, ao serem estimulados por situações-problema, com perguntas geográficas, mobilizaram elementos indicadores do pensamento geográfico – conceitos e princípios lógicos. Portanto, indica-se problematizar os temas/conteúdos com perguntas geográficas orientadas com elementos do pensamento geográfico a fim de propiciar a capacidade intelectual dos estudantes de interpretarem a espacialidade da realidade de forma crítica-reflexiva e propositiva.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, danieltabuleiro1@gmail.com

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2ª Graduação em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional. Atuação profissional: Professor da Educação Básica de 2008 a 2022, tutor na Universidade Aberta do Brasil (UAB- UnB) desde 2020 e professor substituto no Departamento de Geografia da Universidade de Brasília de 2022 até a presente data. Grupos de pesquisa: É membro do Grupo de Pesquisa, Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Geografia (GEAF/UnB); dos Grupos de Trabalhos (GTs): Fundamentos Teóricos e Ensino de Geografia e GT Temas e Conteúdos no Ensino de Geografia, ambos da Universidade Federal de Goiás; Grupo Investigadores Iberoamericanos en Educación Geográfica (IIEG). Áreas de pesquisa: ensino de Geografia e Geografia Humana.

Endereço Profissional: Campus universitário Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Brasília DF/ CEP: 70.910-900.

E-mail: danieltabuleiro1@gmail.com

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Publicado

02-03-2023

Como Citar

Rodrigues Silva Luz Neto, D. (2023). Elementos indicadores da mobilização do pensamento geográfico por estudantes do Ensino Médio. Revista Signos Geográficos, 5. https://doi.org/10.5216/signos.v5.74935

Edição

Seção

Artigos