O que me tornou quem sou?: (Geo)grafias de si na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v5.74411

Palavras-chave:

identidade docente, Geografia escolar, formação de professores, pesquisa (auto)biográfica

Resumo

O artigo em tela apresenta investigação sobre o processo de construção da identidade profissional docente de licenciandas em Geografia de uma universidade estadual do Paraná. Para tal investigação, realizou-se uma revisão bibliográfica concernente ao ensino de Geografia, à formação de professores e à pesquisa (auto)biográfica. A pesquisa de campo abrange a adoção do método (auto)biográfico, a metodologia da pesquisa-formação e as fontes das narrativas (auto)biográficas das licenciandas. Estas foram analisadas em diálogo com os referenciais teóricos a partir das dimensões: Primeira Geografia (história de vida), Geografia escolar (memórias de escola), Geografia do outro (professores marcantes) e Geografias em construção (projeto de si). Observou-se que a identidade pessoal é indissociável da identidade profissional e que seus principais referenciais se associam à origem do campo e à ressignificação de suas memórias de ensino de Geografia na escola marcadamente tradicional e empirista. Isto as conduz para um projeto de si que se inspira em modelos de professores e que almeja a construção de uma Geografia escolar distinta da vivenciada na condição de alunas, isto é, um ensino que propicie a construção do conhecimento geográfico de forma crítico-reflexiva e contextualizada à realidade dos alunos. Portanto, verificou-se que a identidade docente é alimentada ao longo da caminhada existencial por meio dos itinerários de vida pessoal, de formação e de atuação profissional.

Biografia do Autor

Victória Sabbado Menezes, Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, Paraná, Brasil, victoriasabbado@gmail.com

Doutora e mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora colaboradora do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória, onde atua na graduação e na Especialização em "Dinâmicas Regionais: natureza, sociedade e ensino”.

Endereço Profissional: Rua Cel. Amazonas, S/n - CEP: 84600-000, Centro – União da Vitória/PR.

E-mail: victoriasabbado@gmail.com

Downloads

Publicado

14-03-2023

Como Citar

Sabbado Menezes, V. (2023). O que me tornou quem sou?: (Geo)grafias de si na formação inicial de professores. Revista Signos Geográficos, 5, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v5.74411

Edição

Seção

Artigos