CULTURA MATERIAL ESCOLAR E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: OS DOSSIÊS DIDÁTICOS DA ESCOLA NORMAL CAETANO DE CAMPOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v4.74252Palavras-chave:
cultura material escolar, Geografia escolar, Tradição Escolar, Geografia acadêmicaResumo
Situado no campo das relações entre a tradição escolar da Geografia e a fundação da Geografia universitária no Brasil, este texto analisa as características e o impacto da tradição e da cultura material escolar da Escola Normal Caetano de Campos (ENCC) sobre a fundação e as primeiras inserções da comunidade paulista de Geografia no cenário dos debates educacionais e acadêmico-científicos da Geografia brasileira. Argumentamos que a cultura material da ENCC é relevante para a sua definição como instituição pública de referência e de crivo escolar para a Geografia acadêmica que se formava em São Paulo. Metodologicamente, este texto se articula à análise dos chamados dossiês didáticos da ENCC, que revelam o acionamento dos princípios modernizadores do ensino da Geografia, aliados aos discursos da nacionalidade e da regionalização do território produzidos por meio de superfícies textuais e imagéticas veiculadas pela prática docente da ENCC, que se associam à então recém-fundada Geografia acadêmico-científica paulista.