CULTURA MATERIAL ESCOLAR E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: OS DOSSIÊS DIDÁTICOS DA ESCOLA NORMAL CAETANO DE CAMPOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.74252

Palavras-chave:

cultura material escolar, Geografia escolar, Tradição Escolar, Geografia acadêmica

Resumo

Situado no campo das relações entre a tradição escolar da Geografia e a fundação da Geografia universitária no Brasil, este texto analisa as características e o impacto da tradição e da cultura material escolar da Escola Normal Caetano de Campos (ENCC) sobre a fundação e as primeiras inserções da comunidade paulista de Geografia no cenário dos debates educacionais e acadêmico-científicos da Geografia brasileira. Argumentamos que a cultura material da ENCC é relevante para a sua definição como instituição pública de referência e de crivo escolar para a Geografia acadêmica que se formava em São Paulo. Metodologicamente, este texto se articula à análise dos chamados dossiês didáticos da ENCC, que revelam o acionamento dos princípios modernizadores do ensino da Geografia, aliados aos discursos da nacionalidade e da regionalização do território produzidos por meio de superfícies textuais e imagéticas veiculadas pela prática docente da ENCC, que se associam à então recém-fundada Geografia acadêmico-científica paulista.

Biografia do Autor

THIAGO MANHAES CABRAL, Rede Municipal de Ensino, Vinhedo, São Paulo, Brasil, thiagomanhaescabral@gmail.com

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando como pesquisador convidado durante estágio de doutorado sanduíche na CY Cergy Paris Université (França). É licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ), com período de graduação sanduíche na Universidade do Porto (Portugal). Atua nas áreas de História da Geografia Escolar, Ensino de Geografia, Formação de Professores de Geografia, Materiais Didáticos e Políticas Curriculares em Geografia. Foi bolsista CAPES na graduação com o PIBID. É pesquisador membro dos grupos de pesquisa APEGEO (Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia) e Rede Brasilis (Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica), ambos registrados no CNPq. Atualmente é Professor D2 (doutor) de Geografia na Rede Municipal de Vinhedo (SP), com experiência profissional comprovada nos Anos Finais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

Endereço profissional: Av. Pres. Castelo Branco, 50 - Barra Funda, Vinhedo - SP, 13280-000

E-mail: thiagomanhaescabral@gmail.com

Downloads

Publicado

14-12-2022

Como Citar

MANHAES CABRAL, T. (2022). CULTURA MATERIAL ESCOLAR E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: OS DOSSIÊS DIDÁTICOS DA ESCOLA NORMAL CAETANO DE CAMPOS. Revista Signos Geográficos, 4, 1–19. https://doi.org/10.5216/signos.v4.74252

Edição

Seção

Artigos