O histórico da presença da linguagem cartográfica nos currículos escolares brasileiros dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v5.74111Palavras-chave:
Cartografia Escolar, currículo escolar, história do ensino de GeografiaResumo
A linguagem cartográfica é uma ferramenta fundamental da Geografia Escolar, pois permite a representação visual do espaço geográfico e de suas características. Ela possibilita a construção de mapas e outras representações gráficas que ajudam a compreender as relações entre os fenômenos geográficos e suas interações. Apesar da importância da cartografia para a humanidade, as metodologias de ensino sobre cartografia nem sempre estiveram presentes nos currículos escolares e os mapas eram utilizados apenas como meio de localização dos objetos de estudo. Neste contexto, o presente artigo analisa e discute como os mapas foram utilizados ao longo da história da Geografia Escolar e como a linguagem cartográfica conquistou o seu espaço nos currículos escolares brasileiros. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de autores clássicos da História da Geografia Escolar, da Cartografia Escolar e dos documentos curriculares que nortearam a educação brasileira. Os resultados indicam que, de modo geral, a linguagem cartográfica conquistou o seu espaço no campo de batalhas do currículo escolar por meio de pesquisas acadêmicas iniciadas no final da década de 1970 que ressaltavam a sua importância desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As universidades e a Associação dos Geógrafos Brasileiros foram importantes para os debates sobre os paradigmas teóricos da Cartografia Escolar e as suas mudanças de perspectivas ao longo da história. Destarte os apontamentos críticos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressaltam a importância da Cartografia Escolar e da linguagem cartográfica entendida como uma ferramenta fundamental para o ensino de Geografia, que deve ser abordada de forma integrada com outros conteúdos e desenvolvida de forma crítica e reflexiva.