PENSAMENTO GEOGRÁFICO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS ESTRUTURANTES COMO MÉTODO EPISTÊMICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.73784

Palavras-chave:

Pensamento Geográfico, conceitos, princípios lógicos, Pensamento geográfico, conceitos, princípios lógicos, método, análise geográfica.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo discutir elementos teóricos estruturantes do pensamento geográfico, conceitos e princípios lógicos como método para o ensino e aprendizagem de Geografia na Educação Básica. O percurso metodológico da pesquisa está fundamentado na abordagem qualitativa. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, para a coleta de informações teóricas, e a análise de conteúdo, na identificação de elementos indicadores, nas frases das argumentações dos autores selecionados para compor a análise e discussões dos resultados. Dada a operacionalização metodológica, a discussão dos resultados ocorreu a partir da articulação em eixos centrais: pensamento geográfico e conceitos e princípios lógicos como método para o ensino. Os resultados indicam que o mundo contemporâneo tem se tornado cada vez mais complexo diante do contexto de expansão do processo de globalização. Nesse contexto, defende-se que a mobilização de elementos estruturantes do pensamento geográfico, conceitos e princípios lógicos, são instrumentos simbólicos potentes para a análise geográfica da realidade, de maneira crítico-reflexiva. Portanto, indica-se desenvolver e estimular a mobilização dos conceitos e princípios geográficos como método para o ensino e aprendizagem em Geografia, pois eles estruturam e orientam a atividade do pensamento geográfico dos sujeitos na análise geográfica da realidade.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Silva Luz Neto, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, Brasil, danieltabuleiro1@gmail.com

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduação em Pedagogia (Facibra-Paraná), Especialista em Gestão Educacional (Faculdade Apogeu), professor da Educação Básica desde 2008, tutor na Universidade Aberta do Brasil (UaB- UnB) desde 2020. É membro do Grupo de Pesquisa, Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Geografia (GEAF/UnB); do Grupo Fundamentos Teóricos e Ensino de Geografia (NEPEG) e do Grupo de Trabalho Temas e Conteúdos no Ensino de Geografia (NEPEG), ambos pertecentes a Universidade Federal de Goiás (UFG); e do Grupo Investigadores Iberoamericanos en Educación Geográfica (IIEG). Atualmente pesquisa sobre ensino de Geografia e Geografia Humana.

Endereço profissional: Rua Das Dálias Lote 2 A 6 - Gama/Santa Maria, DF, CEP: 72104-970.

E-mail: danieltabuleiro1@gmail.com

Downloads

Publicado

07-11-2022

Como Citar

Rodrigues Silva Luz Neto, D. (2022). PENSAMENTO GEOGRÁFICO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS ESTRUTURANTES COMO MÉTODO EPISTÊMICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 4, 1–25. https://doi.org/10.5216/signos.v4.73784

Edição

Seção

Artigos