O DESENHO COMO METODOLOGIA PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/signos.v4.72620Palavras-chave:
representação gráfica, pensamento Geográfico, teoria Histórico-CulturalResumo
O objetivo deste artigo é analisar em que medida a mobilização do raciocínio geográfico pode ser potencializada a partir do uso do desenho feito por estudantes, como metodologia de aprendizagem, em aulas de Geografia. A pesquisa teve como sujeitos 24 estudantes de uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental, anos finais, de uma escola pública localizada em Brasília, Distrito Federal. Para produzir as informações empíricas, foram utilizados grupo focal, diário da pesquisadora e os desenhos feitos pelos estudantes no quadro. Para embasar a análise, combinou-se a perspectiva da pedagogia de Paulo Freire à teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e recorreu-se ainda à Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados mostraram que a apropriação do desenho como ferramenta explicativa de um modo de pensar geográfico viabilizou o desenvolvimento do raciocínio geográfico, pois permitiu aos estudantes organizarem as ideias que envolvem espacialização de fenômenos e processos e, a partir disso, expressarem-nas graficamente. Estudos futuros poderão ampliar o conhecimento sobre o raciocínio geográfico para identificar em que medida os docentes estão aptos a criar situações de aprendizagem que acionem modos de pensar e de raciocinar geográficos.