O INTERVALO É O CENTRO: ESPAÇO E TEMPO DO CONVÍVIO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.72555

Palavras-chave:

espaço-tempo na/da escola, sociabilidade infantil/juvenil, direito à cidade

Resumo

Há certo consenso social de que a escola é um lócus fundamental na promoção de conteúdos e conhecimentos para crianças e jovens. Da estrutura legislativa educacional de nível federal, estadual e municipal, chegando aos Projetos Políticos Pedagógicos de cada instituição, a escola é entendida e produzida como instituição por excelência no processo de produção de saberes por meio das disciplinas específicas. Todavia, a escola detém também um viés de formação que tem sido pouco observado: o uso de seus espaços e tempos como lugar de convívio e sociabilidade entre crianças e jovens, dimensão qualitativa profunda que gera processos de aprendizado para além dos conteúdos, alcançando algo que diz respeito à cidadania e ao exercício de direito à cidade. Este texto aborda as restrições e possibilidades postas em curso, por meio do exercício de uma pesquisa qualitativa, na espacialidade escolar a partir da vivência e das pesquisas em curso no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE-UFG).

Biografia do Autor

Glauco Roberto Gonçalves, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, glauco.goncalves@ufg.br

Glauco Roberto Gonçalves

 

Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Fez doutorado e mestrado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo. Bacharelado e licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo. Foi bolsista de doutorado da Fapesp e de mestrado do CNPq. Suas pesquisas envolvem o urbano, o cotidiano e o lúdico, bem como o entendimento critico dos espaços escolares, da educação tradicional e da mercantilização da educação. É membro do grupo de estudos e pesquisas "Geografia Urbana: a vida cotidiana e o urbano" do Laboratório de Geografia Urbana da USP. Coordena o grupo de estudos e pesquisas "Desescolalização e direito à cidade" no CEPAE-UFG. É membro do LUDENS-USP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Futebol e Modalidades Lúdicas). É colunista da revista Ermira Cultura. Docente permanente do Programa de Pós Graduação Ensino na Educação Básica - CEPAE UFG e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências ? Habitat e Expressões Culturais do Núcleo Interdisciplinar de Patrimônios, Artes e Memórias -Museu Antropológico -UFG.

Endereço profissional: Universidade Federal de Goiás, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação (CEPAE), Campus Samambaia, Conjunto Itatiaia. CEP: 74.0019-70. Goiânia, GO, Brasil.

E-mail: glauco.goncalves@ufg.br

Downloads

Publicado

2022-09-16

Edição

Seção

Artigos