CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.72286

Palavras-chave:

aprendizagem baseada na resolução de problemas, ensino de Geografia, alfabetização científica, Contextualização do Ensino, ensino online

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado, que teve como objetivo encontrar indícios de aprendizagem conceitual a partir da contextualização do ensino, aproximando conhecimentos prévios e científicos na promoção da Alfabetização Científica em Geografia, a partir da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas Online. Com base na pesquisa ação (Thiollent, 2011) aplicamos a proposta junto a estudantes de graduação da Universidade Federal de São Paulo. Nosso intento em mensurar os conteúdos conceituais foi viabilizado por meio dos Indicadores de Alfabetização Geográfica (MORAES; RODRIGUES, 2021). Os indicadores contemplam sete categorias do raciocínio geográfico: vocabulário, escala de análise, representação do espaço, interação entre a sociedade e a natureza, espacialização e temporalização, o papel da sociedade na transformação do espaço e avaliação crítica, mensurando-os a partir do grau de complexidade de cada um, utilizando a seguinte escala: básico (1), intermediário (2) e complexo (3). Os resultados permitem-nos inferir que a proposta propiciou o desenvolvimento do raciocínio geográfico, da compreensão acerca do funcionamento da ciência e da relação entre a sociedade e seu meio físico, de trabalho em grupo, da comunicação oral e escrita e da capacidade argumentativa, além de ser uma experiência positiva, segundo a avaliação feita pelos estudantes.

Biografia do Autor

Joines Gustavo Ruiz Garcia, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, joines.gustavo@gmail.com

Mestrando pela Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP- no Programa de Pós Graduação em Educação, participa do grupo de pesquisa, Alfabetização Científica e as Metodologias Ativas de Ensino: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Graduado em Geografia, possui Licenciatura e Bacharelado pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2006). Atualmente é professor do ensino fundamental II na Rede Municipal de São Paulo na rede municipal de Santo André na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos lecionando Geografia.

Endereço profissional: Rua Coronel Augusto Celso de Moura,78, Vila Industrial. CEP: 03256000 - São Paulo, SP – Brasil.

E-mail: joines.gustavo@gmail.com

Jerusa Vilhena de Moraes, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo, Brasil, jevilhena@yahoo.com.br

Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da UNIFESP. Vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFESP. Realiza pesquisa na área de ensino e aprendizagem tendo como linha de investigação a resolução de problemas, a alfabetização científica em sala de aula, as metodologias de ensino e a educação geográfica. Coordena o Grupo de Pesquisa Alfabetização científica e as metodologias de ensino. Integra a Rede Latino Americana de Didática em Geografia (RedladGeo). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010, CAPES). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006; FAPESP), Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo(1996-2000), Iniciação científica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1997-1999; CNPq e FAPESP).

Endereço profissional: Estrada do Caminho Velho. Bairro dos Pimentas. CEP: 07252312 - Guarulhos, SP – Brasil.

E-mail: jevilhena@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-09-28

Edição

Seção

Artigos