PROJETO DIÁLOGO COM O AUTOR: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/signos.v4.72053

Palavras-chave:

formação continuada, Geografia Escolar, pensamento pedagógico-geográfico

Resumo

Esse artigo apresenta a importância da formação continuada, por meio das atividades desenvolvidas no Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq)[1]. Trata-se do projeto Diálogo com o Autor que teve como premissa a leitura e debate de ideias contidas nos textos teóricos, com a presença do próprio autor. Dentre esses diálogos, esse artigo destaca as participações e discussões realizadas pelos autores: Lana Cavalcanti, Rafael Straforini e Carina Copatti.  Os textos selecionados pelos professores abordam as bases teórico metodológicas que orientam a atuação docente, as propostas metodológicas que podem tornar viável ao aluno pensar geograficamente, por meio da problematização, sistematização e síntese, o ensinar Geografia como uma prática espacial de significação discursiva e o pensamento pedagógico e geográfico.  Os professores apresentaram, de forma didática e coerente, alguns tópicos para motivar o diálogo. Para esse artigo, foram selecionados alguns aspectos mais importantes das narrativas e a relação com os textos teóricos. As referências utilizadas para embasar teoricamente o artigo foram, essencialmente, os próprios textos sugeridos pelos professores. Essa atividade de formação continuada contribuiu, de forma significativa, para os participantes do GRUPEG, visto que mobilizou a reflexão da própria prática.

 

Biografia do Autor

Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, andrecksa.oliveira@uesb.edu.br

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Realizou estágio pós doutoral em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Especialista em Geografia e Desenvolvimento Local pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002) e Graduação no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1996). Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Professora do Programa de Pós Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa do Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB).

Endereço profissional: Estrada do Bem Querer, Km 4, Bairro Universitário. Vitória da Conquista – Bahia.

E-mail: andrecksa.oliveira@uesb.edu.br

Luciana Amorim de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, luciana.oliveira@uesb.edu.br

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Geografia Análise do Espaço Geográfico (UESB), Especialista em Geografia: Teoria e Prática em Sala de Aula (UESB), Professora (substituta) no Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB). Membro do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço (NUAMSE/CNPq/UESB): Membro do Grupo de Pesquisa do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (GeoPesquisar/ CNPq/UESB).

Endereço profissional: Estrada do Bem Querer, Km 4, Bairro Universitário. Vitória da Conquista – Bahia.

E-mail: luciana.oliveira@uesb.edu.br

Vilomar Sandes Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, vilomar@uesb.edu.br

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Realizou estágio pós doutoral em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Espaço e territorialidade: o Espaço Baiano e Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1995). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia do Curso de Geografia e docente do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO/UESB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação em Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB) e no Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET/CNPq/UESB).

Endereço profissional: Estrada do Bem Querer, Km 4, Bairro Universitário. Vitória da Conquista – Bahia.

E-mail: vilomar@uesb.edu.br

Adriana de Mello Amorim Novais Silva , Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, dica_novais@hotmail.com

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UESB (PPGEd), graduada em Licenciatura em Geografia, com especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora efetiva do Estado da Bahia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa no Ensino de Pesquisa no Ensino da Geografia (GRUPEG/CNPq/UESB), desde 2018. Tem experiência na área de Geografia, e Educação com ênfase nos seguintes temas: ensino de geografia, Educação de Jovens e Adultos e estratégias de ensino.

Endereço profissional: Rua Padre José de Anchieta - s/n, Alto Maron. Vitória da Conquista – Bahia.

E-mail: dica_novais@hotmail.com

Downloads

Publicado

27-06-2022

Como Citar

Viana Oliveira Sampaio, A., Amorim de Oliveira, L., Sandes Sampaio, V., & de Mello Amorim Novais Silva , A. (2022). PROJETO DIÁLOGO COM O AUTOR: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista Signos Geográficos, 4, 1–18. https://doi.org/10.5216/signos.v4.72053

Edição

Seção

Artigos