A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM DAS PESQUISAS NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, Geografia escolar, pesquisas acadêmicas

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo exploratório que teve como tema a Teoria da aprendizagem significativa na Geografia escolar. A Teoria da aprendizagem significativa foi desenvolvida por David Ausubel na década de 1960 e tem sua abordagem voltada para a aprendizagem escolar. Foram analisadas dissertações e teses publicadas no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O estudo teve como objetivo, analisar a produção de pesquisas acadêmicas que relacionam ensino de Geografia e a Teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel, no período de 1990 a 2020. Foi produzido a partir da abordagem metodológica do estado da arte. Buscou-se identificar nas pesquisas, os objetos de investigação, a metodologia utilizada, os sujeitos investigados e as estratégias de ensino desenvolvidas com base na teoria de Ausubel. Este trabalho visa disseminar o conhecimento teórico-metodológico sobre a Teoria da Aprendizagem significativa com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Os resultados deste estudo confirmam a existência de lacunas importantes a serem preenchidas, embora vislumbrem à ampliação dessa temática com a formulação de novos objetos de pesquisa.

Biografia do Autor

Arlane Silva de Sousa, Universidade Federal do Piauí, Piauí, Brasil

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Desenvolvimento como Meio Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA-CE) e Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí. Atualmente, Supervisora Pedagógica em escola da Educação Básica, vinculada a Secretaria Municipal de Educação, Município de Barras, Piauí, Brasil. Participa do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG) - GEOEDUC da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua na ciência geográfica, com ênfase na linha de pesquisa do Ensino de Geografia tendo como base Teorias Educacionais. Realizou pesquisa de nível de Mestrado como Bolsista vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2019 à 2021. Atualmente, atua como Supervisora Pedagógica na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do Município de Barras, Piauí, Brasil.

Endereço Profissional: Rua General. Taumaturgo de Azevedo, 51, Centro, Cep:  64100-000, Barras - PI, Brasil.

E-mail: arlanegeo@ufpi.edu.br

Josélia Saraíva e Silva, Universidade Federal do Piauí, Piauí, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2003) e Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1992). Atualmente exerce o cargo de Professora Associada III no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal do Piauí e atua, também, no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) dessa mesma instituição, na qualidade de docente permanente. Atuou durante dezoito anos como Técnica em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação (DEMEC-PI). Foi professora da rede municipal de ensino em Teresina - Piauí, no período de 1993 a 2008. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia escolar, representação social, aprendizagem significativae metodologias para o ensino de Geografia.

Endereço Profissional: Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação. Campus da Ininga Bairro Ininga, Cep: 64049-550 - Teresina, PI - Brasil.

E-mail: saraivasilvajoselia@ufpi.edu.br

Downloads

Publicado

13-01-2022

Como Citar

Silva de Sousa, A., & Saraíva e Silva, J. (2022). A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM DAS PESQUISAS NO BRASIL. Revista Signos Geográficos, 3, 1–23. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/71206

Edição

Seção

Artigos