A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM DAS PESQUISAS NO BRASIL
Palavras-chave:
aprendizagem significativa, Geografia escolar, pesquisas acadêmicasResumo
Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo exploratório que teve como tema a Teoria da aprendizagem significativa na Geografia escolar. A Teoria da aprendizagem significativa foi desenvolvida por David Ausubel na década de 1960 e tem sua abordagem voltada para a aprendizagem escolar. Foram analisadas dissertações e teses publicadas no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O estudo teve como objetivo, analisar a produção de pesquisas acadêmicas que relacionam ensino de Geografia e a Teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel, no período de 1990 a 2020. Foi produzido a partir da abordagem metodológica do estado da arte. Buscou-se identificar nas pesquisas, os objetos de investigação, a metodologia utilizada, os sujeitos investigados e as estratégias de ensino desenvolvidas com base na teoria de Ausubel. Este trabalho visa disseminar o conhecimento teórico-metodológico sobre a Teoria da Aprendizagem significativa com ênfase nos processos de ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Os resultados deste estudo confirmam a existência de lacunas importantes a serem preenchidas, embora vislumbrem à ampliação dessa temática com a formulação de novos objetos de pesquisa.