PENSAR E RACIOCINAR

A GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE COGNIÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Pensamento Geográfico, Raciocínio Geográfico, Pensamento espacial.

Resumo

A Geografia como uma forma de pensar é um ponto de concordância entre diversos autores. As pesquisas disponíveis adotam diferentes denominações para se referir a esse processo de cognição: pensamento geográfico, pensamento espacial, raciocínio geográfico, raciocínio espacial dentre outros. Em alguns textos aparecem como sinônimos, outros como diferentes. Todavia o uso indiscriminado dos termos implica na fragilização da identidade geográfica. Por essa razão, defende-se que a escolha da terminologia adotada é um aspecto preliminar que carece de compreensão que se sustente teoricamente, e a partir disso, torne-se possível o alcance da maturidade teórica sobre a Geografia como instrumento cognitivo. Nesse sentido, este artigo é fruto de pesquisa bibliográfica que objetivou distinguir o espacial e o geográfico e, dentro das possibilidades existentes, o pensamento e o raciocínio.  Em resumo, considerando a estrutura epistemológica da Geografia, almejou-se responder as seguintes questões: o desenvolvimento cognitivo mediado pela aprendizagem da Geografia remete-se à um pensamento ou raciocínio? Geográfico ou espacial? Para melhor contemplar a discussão estruturou-se este artigo em duas subseções.  A primeira apresenta quais elementos diferenciam o pensamento/raciocínio espacial e pensamento/raciocínio geográfico e a segunda aborda a natureza dos processos cognitivos que viabilizam a constituição do pensamento e o papel do raciocínio.

Biografia do Autor

Luline Silva Carvalho Santos, Secretaria de Estado de Educação, Mato Grosso, Brasil

Possui doutorado em Geografia, 2020 (UFG), mestrado em Geografia, 2016 (UFG) e graduação em Geografia, 2013 (UFG). Atua como professora efetiva na Secretaria Estadual de Educação do estado do Mato Grosso e desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino-aprendizagem de Geografia, com ênfase na formação de professores e desenvolvimento do pensamento geográfico.

Endereço profissional: Rua Araraquara Centro, 149, Alto Garças - MT, 78.665-970.

E-mail: lulinescs@gmail.com

Vanilton Camilo de Souza, Universidade Federal de Goiás, Goiás, Brasil

Doutor em Geografia pela UFG e Pós-Doutorado na USP, mestre em Educação pela UFMG, especialista em Geografia Humana pela PUC/MG e Graduando em Geografia pela PUC Goiás. Professor Adjunto do IESA/UFG na área de Ensino de Geografia e integra a Pós-Graduação na mesma área. Desenvolve pesquisas sobre os processos mediadores no ensino de Geografia; sobre a produção de material didático para a Geografia Escolar; sobre a formação inicial e continuada de docentes em Geografia.

Endereço profissional: Av. Esperança, s/n - Samambaia, Goiânia - GO, 74.001-970.

E-mail: vanilton@ufg.br

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

Silva Carvalho Santos, L., & Camilo de Souza, V. (2021). PENSAR E RACIOCINAR: A GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE COGNIÇÃO . Revista Signos Geográficos, 3. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/67379

Edição

Seção

Artigos