CIDADES QUE ENCANTAM, CIDADES QUE EDUCAM: CAMINHOS PARA UMA CIDADE EDUCADORA

Autores

Palavras-chave:

cidades educadoras, questão urbana, territórios educativos, ensino de Geografia, Ananindeua

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as contribuições do Movimento Internacional das Cidades Educadoras e suas possíveis contribuições para a educação básica no Brasil, diagnosticando sua relevância para a prática cidadã, como também, destacar seus princípios norteadores, sugerindo caminhos para a constituição desses espaços educativos formais e não formais. Ao mesmo tempo, problematizar os pontos relevantes da questão urbana como desafios para a construção de uma cidade educadora e para o ensino da Geografia no mundo contemporâneo, cada vez mais complexo e dinâmico. Buscando, a partir dos múltiplos usos da cidade, a construção de um projeto educativo que, por um lado, dialogue com as histórias e territórios dos múltiplos sujeitos que constroem as cidades e, por outro lado, dialogando com uma prática educativa dinâmica e ativa. O presente artigo toma como referência a experiência desenvolvida na cidade de Ananindeua, Pará, na Região Metropolitana de Belém. A atividade desenvolvida foi a criação de um roteiro Geo-turístico e educativo na cidade, em Ananindeua desenvolvido para alunos do ensino básico.

Biografia do Autor

Antônio Orlando de Castro, Universidade Federal do Pará, Pará, Brasil

Geógrafo, educador, autor e palestrante, com bacharelado e licenciatura plena em Geografia (UFPA), especialista em ensino de geografia (UFPA) e mestrando em geografia pelo PPGEO/UFPA, a mais de 20 anos professor da rede pública e privada, sendo concursado da SEDUC-PA desde 2008.Professor formador BNCC e ENEM da Escola de Governança Pública do Estado do Pará – EGPA

Adolfo Oliveira Neto, Universidade Federal do Pará, Pará, Brasil

Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), sendo fundador da cadeira 42. Professor Visitante da Universidade de Cardiff, no Reino Unido (2018). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017), campus de Presidente Prudente. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (2011), graduado em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2010) e em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2007). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia nos Países Subdesenvolvidos (GPEG/CNPQ). Coordenador do Curso de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia com Ênfase em Desenvolvimento Territorial Rural, oferecido em parceria entre a UFPA e o INCRA, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Atualmente dedica-se à Questão Agrária e ao Ensino de Geografia com ênfase na educação do campo na Amazônia.

João Márcio Palheta, Universidade Federal do Pará, Pará, Brasil

Graduado em Licenciatura e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1995), especialização em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (FIPAM) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA, 1996), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará/NAEA (1999) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP Presidente Prudente-SP, 2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, pertencente a Faculdade de Geografia e Cartografia desenvolvendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia. É Líder do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/CNPq), Ex-Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC) da Faculdade Geografia e Cartografia, Ex- Diretor Adjunto do IFCH (2006-2010), Membro do Conselho Diretor da FADESP , Ex- Diretor Geral do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (2010-2014) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Socioefetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e Ex-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFPA). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Ordenamento Territorial, Organização Econômica dos Territórios de Mineração na Amazônia, Geopolítica dos Recursos Minerais e Impactos Socioeconômicos-ambientais dos Grandes Empreendimentos na PanAmazônia.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

de Castro, A. O., Neto, A. O. ., & Palheta, J. M. . (2020). CIDADES QUE ENCANTAM, CIDADES QUE EDUCAM: CAMINHOS PARA UMA CIDADE EDUCADORA. Revista Signos Geográficos, 2, 1–30. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/66325

Edição

Seção

Artigos