HABITAR UMA PAISAGEM “VELHA”: A FOTOGRAFIA COMO LINGUAGEM DA PESQUISA E DO ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

fotografia, linguagem, ensino de Geografia, paisagem

Resumo

O que seria uma linguagem potente à Pesquisa e ao Ensino de Geografia? O que a diferenciaria de uma concepção utilitária, técnica ou de ferramenta científica que registra a realidade? Tais questões tornam-se guias para o entendimento da Fotografia como linguagem na produção e compartilhamento de geo-grafias, bem como de partícipe da constituição de um olhar e de um regime de visualidade, que reverbera em nossa compreensão do espaço geográfico. Neste caminho, o texto busca inicialmente reconhecer a evolução da Fotografia como produto da Técnica e das Ciências, sua relação com a produção do conhecimento científico (o registro) e com a constituição de uma educação visual que reverbera nos dias de hoje. Como modo de ultrapassar este quadro, considera-se a Fotografia em sua potência como linguagem criadora: como marca da cultura, agente ontológico constituidor dos sujeitos e dos espaços geográficos. Como forma de ampliação de um caminho teórico sobre a Fotografia, é proposto um exercício de pesquisa e leitura (sensível, porém técnico e metodológico), de sistematização e desmonte de imagens de uma “paisagem fotografada” como forma de mobilizar reflexões acerca das múltiplas linguagens espaciais e suas possibilidades no ensino de geografias.

Biografia do Autor

Pablo Sebastian Moreira Fernandez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013). Professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC/CE) e do Programa de Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional (GEOPROF) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Realiza pesquisas e orienta na área de Ensino de Geografia, com os temas: Metodologias de Pesquisa e Ensino, Estágio Supervisionado, além das Linguagens Contemporâneas no (do) Ensino de Geografia. Vice-líder do Grupo: Pesquisa e Ensino em Geografia (UFRN). Pesquisador da Rede Internacional de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”, pólo Natal - RN.

Endereço Profissional: Centro de Educação. Campus Universitário UFRN - Lagoa Nova. CEP 59.072-970. Natal - RN, Brasil.

E-mail: pablosmferandez@gmail.com

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

Fernandez, P. S. M. (2019). HABITAR UMA PAISAGEM “VELHA”: A FOTOGRAFIA COMO LINGUAGEM DA PESQUISA E DO ENSINO DA GEOGRAFIA. Revista Signos Geográficos, 1, 20. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/61300

Edição

Seção

Artigos