GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: UMA NARRATIVA E UM ENSAIO

Autores

Palavras-chave:

Geografia, educação, categorias geográficas

Resumo

Inicialmente, este texto resgata, a partir da memória de quem escreve, questões relativas à formação do profissional em Geografia, no sentido de apresentar os contextos e as mudanças que foram sendo produzidas, na formação do profissional em Geografia, sobretudo, na formação do professor. Na continuidade, centra-se em considerações sobre alguns princípios da Geografia atual, em diálogo com a Geografia Clássica. Sugere-se, neste ensaio, uma proposição de ensino/aprendizagem em que os conceitos geográficos possam ser ensinados/aprendidos de forma associada com o que se constitui, no entendimento da autora, categorias da análise espacial.

Biografia do Autor

Dirce Maria Antunes Suertegaray, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia Física pela USP. Professora titular da UFRGS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia -UFRGS e professora visitante vinculada ao programa de pós-graduação em Geografia da UFPB.

Endereço profissional: Avenida Bento Gonçalves 9500, Porto Alegre, RS - Brasil

E-mail: dircesuerte@gmail.com

Downloads

Publicado

04-10-2019

Como Citar

Suertegaray, D. M. A. (2019). GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: UMA NARRATIVA E UM ENSAIO. Revista Signos Geográficos, 1, 16. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/60672

Edição

Seção

Artigos