A DIDÁTICA DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

Autores

Palavras-chave:

didática, didática da Geografia, teoria do ensino desenvolvimental

Resumo

O artigo discute alguns dos contributos teóricos do “ensino desenvolvimental” proposto por Vasily V. Davydov para o desenvolvimento da didática da Geografia, enfatizando, nesse contexto, a importância de pensar a necessária integração entre o conhecimento didático-pedagógico e o conhecimento disciplinar ou, mais particularmente, entre a didática e a epistemologia da Geografia. Evidencia-se, assim, que toda abordagem pedagógico-didática de um conteúdo pressupõe sua abordagem epistemológica. Busca-se favorecer a ampliação qualitativa desse campo de estudos e, mais especificamente, prover os professores e futuros professores para enfrentar os inúmeros desafios postos pela prática profissional.

Biografia do Autor

Claudivan Sanches Lopes, Universidades Estadual de Maringá

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Educação pela mesma Universidade (2001), doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP (2010) e é, atualmente, Professor Associado na Universidade Estadual de Maringá (Departamento de Geografia) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) nesta mesma Universidade. É coordenador do Grupo de Pesquisa: Educação Geográfica e Formação de Professores de Geografia (EDUPROGEO).

Rua Líbero Badaró, 139 ap. 1402, Zona Sete, CEP: 87030080, Maringá, Paraná, Brasil.

E-mail: claudivanlopes@gmail.com

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

Lopes, C. S. (2019). A DIDÁTICA DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL. Revista Signos Geográficos, 1, 17. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/59690

Edição

Seção

Artigos