DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO E FORMAÇÃO CIDADÃ: UM OLHAR DESDE O ESPAÇO VIVIDO
Palavras-chave:
educação Geográfica, formação cidadã, pensamento Geográfico, espaço vividoResumo
O artigo apresenta uma visão geral da relevância da educação geográfica para a formação cidadã, partindo da perspectiva da relação entre cidadãos e espaços geográficos. Organiza-se em três seções complementares. Em primeiro lugar, contextualiza-se a relação entre educação geográfica e formação cidadã. Em segundo lugar, apresenta-se uma análise da relevância do pensamento geográfico e a formação de cidadãos geograficamente informados. Em terceiro lugar, apresentam-se os resultados de uma investigação desenvolvida na Universidade de La Serena cujo objetivo foi propiciar o desenvolvimento de habilidades do pensamento espacial em estudantes de ensino médio na Região de Coquimbo. Espera-se, desta maneira, contribuir com a divulgação da importância da educação geográfica para a formação de estudantes geograficamente alfabetizados, conscientes de seus direitos e da riqueza de seus territórios e localidades.