Concepções de interação em planos de ensino de professoras de LE em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v37.80772

Palavras-chave:

ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, formação inicial de professores, interacionismo

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar a concepção de interação presente nos planos de aula de três professoras de LE em formação inicial. É fundamentado em perspectivas interacionistas de aquisição de linguagem (Allwright, 1984; Barbirato, 2005; Brown, 2000; Rivers, 1987) e em tipologias de interação em sala de aula (Almeida Filho; Barbirato, 2016). A discussão dos dados coletados revela que a percepção das participantes não é plenamente materializada nos planos de ensino, indicando a necessidade de que o processo formativo do professor de LE estabeleça ligações mais claras e profundas entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. A formação do professor de línguas: passado, presente e futuro. In: SILVA, Kleber Aparecido da. Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. p. 225-234.

ALLWRIGHT, Dick. Why don’t learners learn what teachers teach?: the interaction hypothesis. In: SINGLETON, David; LITTLE, David. Language learning in formal and informal contexts. Dublin: Irish Association For Applied Linguistics, 1984. p. 3-18.

ALLWRIGHT, Dick. Interaction and negotiation in the language classroom: Their role in learner development. Lancaster: Lancaster University Papers, 2000.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 8. ed. Campinas: Pontes, 2015.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de; BARBIRATO, Rita de Cássia. Interação implicitadora e aquisição na aula de línguas. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de; BARBIRATO, Rita de Cássia. Interação e aquisição na aula de língua estrangeira. São Carlos: Edufscar; Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 47-73.

BARBIRATO, Rita de Cássia. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender língua estrangeira em contexto inicial adverso. 2005. 259 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2005. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/348687. Acesso em: 13 abr. 2021.

BROWN, Henry Douglas. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 2. ed. Filadélfia: Pearson Education, 2000.

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ELLIS, Rod. Language teaching research and language pedagogy. Chichester: Wiley-Blackwell, 2012.

FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo: Parábola, 2019.

FLICK, Uwe. Designing qualitative research. Londres: Sage Publications, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and principles in language teaching. 3. ed. [S. l.]: Oxford University Press, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da Conversação. São Paulo, SP: Editora Ática, 2003.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

RIVERS, Wilga Marie. Interaction as the key to teaching language for communication. In: RIVERS, Wilga MArie. Interactive Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. p. 3-16.

SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 77-91.

WALSH, Steve. Exploring classroom discourse: language in action. Londres: Routledge, 2011.

VYGOTSKY, Lev. Thought and language. Cambridge (Massachusetts): The Mit Press, 2012.

YIN, Robert. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016. ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Como Citar

TUDELA, Renan Mateus; BARBIRATO, Rita de Cássia. Concepções de interação em planos de ensino de professoras de LE em formação inicial. Signótica, Goiânia, v. 37, p. e80772 , 2025. DOI: 10.5216/sig.v37.80772. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/80772. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos