A discursividade sobre a universidade pública em períodos de crise democrática no Brasil (1964 / 2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v34.68465

Palavras-chave:

Discurso. Memória. Universidade Pública. Estado.

Resumo

Este estudo transita pelo ambiente das universidades públicas brasileiras em dois momentos – no pós-golpe militar de 1964 e no pós- -golpe institucional de 2016. O objetivo é compreender o funcionamento do discurso sobre a universidade em períodos de ameaça à democracia, quando, não por acaso, o sistema econômico pressiona os Estados a realizarem reformas em setores como educação e saúde. Assim, ancorada na Análise do Discurso de viés pecheutiano (PÊCHEUX, 2014; ORLANDI, 2012; SILVA SOBRINHO, 2018), o artigo se direciona para uma memória que é atualizada sempre que a classe hegemônica se vê ameaçada, levando ao avanço do autoritarismo estatal. Nesse contexto, a universidade pública, enquanto espaço de pluralidade de ideias e de resistência, é um dos principais alvos.



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Biografia do Autor

Ana Paula Santos de Oliveira, Instituto Federal de Roraima (IFRR), Boa Vista, Roraima, Brasil. E-mail: virtual.ana@gmail.com

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas.

Docente no Instituto Federal de Roraima-IFRR, campus Boa Vista.

Simone Natividade Santos, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió, Alogoas, Brasil. E-mail: simone.doutorado.sp@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora/ bolsista do doutorado- CAPES

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Publicado

2022-01-06

Como Citar

OLIVEIRA, A. P. S. de .; SANTOS, S. N. A discursividade sobre a universidade pública em períodos de crise democrática no Brasil (1964 / 2016). Signótica, Goiânia, v. 34, p. e68465, 2022. DOI: 10.5216/sig.v34.68465. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/68465. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos