Abordagens cognitivistas na aquisição da língua escrita: revisitando O mapa do pezinho
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v33.67936Palavras-chave:
Cognição. Linguagem. Desenvolvimento. Língua escrita.Resumo
Este estudo tem como objetivo revisitar, teórica e metodologicamente, o artigo intitulado “Aquisição da escrita: a construção textual em O mapa do pezinho”, de Rauber (2008). Para isso, toma como ponto fundamental as abordagens cognitivistas para o estudo da aquisição da língua escrita, tanto numa perspectiva baseada no uso (funcionalista) quanto noutra de viés mentalista (gerativista). A metodologia utilizada para a realização deste trabalho concentra-se na análise qualitativa de um texto produzido por uma criança em idade escolar. Os resultados mostraram que, independentemente das divergências quanto ao processo de desenvolvimento da linguagem escrita, as ciências cognitivas ancoradas no gerativismo e no funcionalismo têm muito a contribuir para os estudos sobre a aprendizagem da escrita.
Downloads
Referências
ABREU, A. S. Criatividade: uma visão cognitiva e cultural para o século 21. São Paulo: Giostri, 2020.
AVELAR, J. O. de. O. Saberes Gramaticais: formas, normas e sentidos no espaço escolar. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
BERLINK, R. A.; AUGUSTO, M. R. A.; SCHER, A. P. Sintaxe. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 207-244.
BEZERRA, G. B.; SOUZA, L. B. de. A aquisição da linguagem por Chomsky e por Tomasello. Dlcv. João Pessoa, v. 10, n. 1 e 2, jan/dez, p. 19-32, 2013.
BRAGGIO, S. L. B. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
BRAGGIO, S. L. B. A importância da construção do sentido na aquisição da linguagem escrita. In: BRAGGIO, S. L. B. Contribuições da linguística para a alfabetização. Goiânia: Editora UFG, 1995, p. 125-139.
BRAGGIO, S. L. B. Contribuições da linguística para o ensino de línguas. Goiânia: CEGRAF-UFG, 1999. BYBEE, J. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
CANATO, A. P. M. B.; DURÃO, A. B. de A. B. O duplo sujeito gramatical em produções de brasileiros aprendizes de inglês: influência evidente da língua materna. Revista do Gel. Campinas-SP, v. 2, p. 107-117, 2005.
CERQUEIRA, M. S. de; SILVA, L. A. Colocação pronominal e ensino de português: possibilidades metodológicas para a educação básica. Scripta, Belo Horizonte, v. 25, n. 53, p. 618-651, 2021.
CHOMSKY, N. Syntactic Structures. The Hague: Mouton, 1957.
CHOMSKY, N. Reviews: verbal behavior. By B. F. Skinner reviewed by Noam Chomsky. Massachusetts Institute of Technology and Institute for Advanced Study, 1959. Language, v. 35.
CHOMSKY, N. O Conhecimento da Língua: Sua Natureza, Origem e Uso. Lisboa: Editora Caminho, 1994 [Original 1986].
CROFT, W.; CRUSE, A. Cognitive linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. DIK, S. C. The theory of functional grammar. Part 1: The structure of the clause. Kees Hengeveld (Ed.). New York: Mounton de Gruyter, 1997.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em linguística aplicada, São Paulo, v. 9, n. 1, 1987. p. 5-45.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
KATO, M. A. Aquisição da linguagem numa abordagem gerativa. Letras de Hoje, Porto Alegre. v. 34, n. 3, p. 17-25, setembro de 1999.
KATO, M. A. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, M A.; J. T. KOLLER; A. S. LEMOS (orgs.). Ciências da linguagem: trinta anos de investigação e ensino, Braga - CEHUM (Universidade do Minho), 2005. p. 131-145.
KENEDY, E. Possíveis contribuições da Linguística Gerativa à formação do professor de Língua Portuguesa. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 32, - jan./jun. p. 72-79. 2013.
LANGACKER, R. W. Foundations of Cognitive Grammar. Vol 1. Theoretical prerequisites. Stanford, Cal.: Sanford University Press, 1987.
LANGACKER, R. W. Essentials of cognitive grammar. New York: Oxford University Press, 2013. LOPES, R. V. Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem: relações locais. 1999. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp: Campinas, SP, 1999.
MAGALHÃES, T.M.V. Aprendendo o sujeito nulo na escola. 2000. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp: Campinas, SP, 2000.
PIAGET, J. Le langage et la pensée chez l’enfant. 1923. In: VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 19-96.
PONTES, E. O tópico do Português do Brasil. Campinas: Pontes Editores, 1987. RAUBER, A. L. Aquisição da escrita: a construção textual em “O mapa do pezinho”. Revista Temporis[ação], Cidade de Goiás, v. 9. n. 1. 2008. p. 103-113.
SKINNER, B. F. Verbal behavior. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1957.
SILVA, A. C. Descobrir o princípio alfabético. Anais... Psicologia, Lisboa , v. 22, n. 1, p. 187-191, março/2004. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000100017&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 16 fev. 2021.
TOMASELLO, M. Origens culturais do conhecimento humano. Trad. Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
TOMASELLO, M. Linguistic Constructions and Event Cognition In: TOMASELLO, M. The cultural origins of Human Cognition. Harvard University Press, Cambridge, Mass, 1999. p. 134-160.
VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Signótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.