Enfoques cognitivos en la adquisición del lenguaje escrito: revisando El mapa del pie pequeño

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.67936

Palabras clave:

Cognición. Idioma. Desarrollo. Lengua escrita.

Resumen

El objetivo de este estudio es revisar, teórica y metodológicamente, el artículo titulado “Adquisición del lenguaje escrito: la construcción textual en O mapa do pezinho”, de Rauber (2008). Para eso, se toma como punto fundamental los enfoques cognitivos para el estudio de la adquisición del lenguaje escrito, tanto en una perspectiva basada en el uso (funcionalista) como en otra de sesgo mentalista (generativista). La metodología utilizada para realizar este trabajo se centra en el análisis cualitativo de un texto elaborado por un niño en edad escolar. Los resultados mostraron que, independientemente de las divergencias en cuanto al proceso de desarrollo del lenguaje escrito, las ciencias cognitivas ancladas en el generativismo y el funcionalismo tienen mucho que aportar a los estudios sobre el aprendizaje de la escritura.

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Biografía del autor/a

Leosmar Aparecido da Silva, Universidade Federal De Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás Brasil. E-mail: silva515@ufg.br

Doutor em Estudos Linguisticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em linguística também pela UFG. É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Cora Coralina (1998). Atualmente é professor de Linguistica e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Goiás, membro do Grupo de Estudos Funcionalistas e vice-coordenador do Projeto Fala Goiana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística. Desenvolve pesquisa na área de linguística com ênfase em descrição de línguas naturais, em especial, o português contemporâneo falado no Brasil.

Mirian Santos de Cerqueira, Universidade Federal De Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: mirian_cerqueira@ufg.br

É Professora do Curso de Licenciatura em Letras: Português e do Curso de Bacharelado em Linguística da Universidade Federal de Goiás, Campus de Goiânia. Atua nas áreas de Sintaxe, Sintaxe do Português, Introdução aos Estudos da Linguagem, Psicolinguística e Estágio de Português. Possui graduação em Letras (habilitação português/inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Linguística (2003) e doutorado em Linguística (2009), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Realizou um estágio de doutoramento em Linguística, financiado pela CAPES (processo: BEX 129506-3), na Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Prof. Dr. João Costa, no período de outubro de 2006 a novembro de 2007. No período de setembro de 2017 a junho de 2018, realizou Estágio de Pós-Doutorado (PUC-Rio), na área de Psicolinguística Experimental, sob a supervisão da Profa. Dra. Erica Dos Santos Rodrigues. 

André Luiz Rauber, Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. E-mail: andrerauber1@gmail.com

Licenciado em Letras - Habilitação Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2014). Professor Adjunto II do Departamento de Letras, do Instituto de Linguagem (Cuiabá/MT/Brasil), da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, encontra-se em gozo de Licença para tratar de interesses particulares (período 2018 a 2021). Áreas de interesse: Linguagem e Cognição; Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de LP; Gramática do português brasileiro e europeu. Leitura e escrita.

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Publicado

2022-01-06

Cómo citar

SILVA, L. A. da; CERQUEIRA, M. S. de; RAUBER, A. L. Enfoques cognitivos en la adquisición del lenguaje escrito: revisando El mapa del pie pequeño. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e67936, 2022. DOI: 10.5216/sig.v33.67936. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/67936. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê de Estudos Linguísticos