Cognitivist approaches in written language acquisition: revisiting O mapa do pezinho

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.67936

Keywords:

Cognition. Language. Development. Written language.

Abstract

This paper is a theoretical and methodological review of the article “Acquisition of writing: the textual construction in O mapa do pezinho”, by Rauber (2008). It adopts as fundamental point of view the cognitivist  studies  about  written language  learning: on the one hand an approach based on linguistic uses (functionalist); and on the other hand a mentalist framework (generativist). The methodology used in this study is the qualitative analysis of a text elaborated by a schoolchild. The results show  us  that, regardless of the divergences related to the development process of written language, cognitive sciences represented in generativism and functionalism have a meaningful contribution to the studies on the learning writing.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leosmar Aparecido da Silva, Universidade Federal De Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás Brasil. E-mail: silva515@ufg.br

Doutor em Estudos Linguisticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em linguística também pela UFG. É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Cora Coralina (1998). Atualmente é professor de Linguistica e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Goiás, membro do Grupo de Estudos Funcionalistas e vice-coordenador do Projeto Fala Goiana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística. Desenvolve pesquisa na área de linguística com ênfase em descrição de línguas naturais, em especial, o português contemporâneo falado no Brasil.

Mirian Santos de Cerqueira, Universidade Federal De Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: mirian_cerqueira@ufg.br

É Professora do Curso de Licenciatura em Letras: Português e do Curso de Bacharelado em Linguística da Universidade Federal de Goiás, Campus de Goiânia. Atua nas áreas de Sintaxe, Sintaxe do Português, Introdução aos Estudos da Linguagem, Psicolinguística e Estágio de Português. Possui graduação em Letras (habilitação português/inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Linguística (2003) e doutorado em Linguística (2009), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Realizou um estágio de doutoramento em Linguística, financiado pela CAPES (processo: BEX 129506-3), na Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Prof. Dr. João Costa, no período de outubro de 2006 a novembro de 2007. No período de setembro de 2017 a junho de 2018, realizou Estágio de Pós-Doutorado (PUC-Rio), na área de Psicolinguística Experimental, sob a supervisão da Profa. Dra. Erica Dos Santos Rodrigues. 

André Luiz Rauber, Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. E-mail: andrerauber1@gmail.com

Licenciado em Letras - Habilitação Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2014). Professor Adjunto II do Departamento de Letras, do Instituto de Linguagem (Cuiabá/MT/Brasil), da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, encontra-se em gozo de Licença para tratar de interesses particulares (período 2018 a 2021). Áreas de interesse: Linguagem e Cognição; Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de LP; Gramática do português brasileiro e europeu. Leitura e escrita.

References

ABREU, A. S. Criatividade: uma visão cognitiva e cultural para o século 21. São Paulo: Giostri, 2020.

AVELAR, J. O. de. O. Saberes Gramaticais: formas, normas e sentidos no espaço escolar. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BERLINK, R. A.; AUGUSTO, M. R. A.; SCHER, A. P. Sintaxe. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 207-244.

BEZERRA, G. B.; SOUZA, L. B. de. A aquisição da linguagem por Chomsky e por Tomasello. Dlcv. João Pessoa, v. 10, n. 1 e 2, jan/dez, p. 19-32, 2013.

BRAGGIO, S. L. B. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

BRAGGIO, S. L. B. A importância da construção do sentido na aquisição da linguagem escrita. In: BRAGGIO, S. L. B. Contribuições da linguística para a alfabetização. Goiânia: Editora UFG, 1995, p. 125-139.

BRAGGIO, S. L. B. Contribuições da linguística para o ensino de línguas. Goiânia: CEGRAF-UFG, 1999. BYBEE, J. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

CANATO, A. P. M. B.; DURÃO, A. B. de A. B. O duplo sujeito gramatical em produções de brasileiros aprendizes de inglês: influência evidente da língua materna. Revista do Gel. Campinas-SP, v. 2, p. 107-117, 2005.

CERQUEIRA, M. S. de; SILVA, L. A. Colocação pronominal e ensino de português: possibilidades metodológicas para a educação básica. Scripta, Belo Horizonte, v. 25, n. 53, p. 618-651, 2021.

CHOMSKY, N. Syntactic Structures. The Hague: Mouton, 1957.

CHOMSKY, N. Reviews: verbal behavior. By B. F. Skinner reviewed by Noam Chomsky. Massachusetts Institute of Technology and Institute for Advanced Study, 1959. Language, v. 35.

CHOMSKY, N. O Conhecimento da Língua: Sua Natureza, Origem e Uso. Lisboa: Editora Caminho, 1994 [Original 1986].

CROFT, W.; CRUSE, A. Cognitive linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. DIK, S. C. The theory of functional grammar. Part 1: The structure of the clause. Kees Hengeveld (Ed.). New York: Mounton de Gruyter, 1997.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em linguística aplicada, São Paulo, v. 9, n. 1, 1987. p. 5-45.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

KATO, M. A. Aquisição da linguagem numa abordagem gerativa. Letras de Hoje, Porto Alegre. v. 34, n. 3, p. 17-25, setembro de 1999.

KATO, M. A. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, M A.; J. T. KOLLER; A. S. LEMOS (orgs.). Ciências da linguagem: trinta anos de investigação e ensino, Braga - CEHUM (Universidade do Minho), 2005. p. 131-145.

KENEDY, E. Possíveis contribuições da Linguística Gerativa à formação do professor de Língua Portuguesa. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 1, n. 32, - jan./jun. p. 72-79. 2013.

LANGACKER, R. W. Foundations of Cognitive Grammar. Vol 1. Theoretical prerequisites. Stanford, Cal.: Sanford University Press, 1987.

LANGACKER, R. W. Essentials of cognitive grammar. New York: Oxford University Press, 2013. LOPES, R. V. Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem: relações locais. 1999. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp: Campinas, SP, 1999.

MAGALHÃES, T.M.V. Aprendendo o sujeito nulo na escola. 2000. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp: Campinas, SP, 2000.

PIAGET, J. Le langage et la pensée chez l’enfant. 1923. In: VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 19-96.

PONTES, E. O tópico do Português do Brasil. Campinas: Pontes Editores, 1987. RAUBER, A. L. Aquisição da escrita: a construção textual em “O mapa do pezinho”. Revista Temporis[ação], Cidade de Goiás, v. 9. n. 1. 2008. p. 103-113.

SKINNER, B. F. Verbal behavior. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1957.

SILVA, A. C. Descobrir o princípio alfabético. Anais... Psicologia, Lisboa , v. 22, n. 1, p. 187-191, março/2004. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000100017&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 16 fev. 2021.

TOMASELLO, M. Origens culturais do conhecimento humano. Trad. Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

TOMASELLO, M. Linguistic Constructions and Event Cognition In: TOMASELLO, M. The cultural origins of Human Cognition. Harvard University Press, Cambridge, Mass, 1999. p. 134-160.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Published

2022-01-06

How to Cite

SILVA, L. A. da; CERQUEIRA, M. S. de; RAUBER, A. L. Cognitivist approaches in written language acquisition: revisiting O mapa do pezinho. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e67936, 2022. DOI: 10.5216/sig.v33.67936. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/67936. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê de Estudos Linguísticos