Cognitivist approaches in written language acquisition: revisiting O mapa do pezinho

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.67936

Keywords:

Cognition. Language. Development. Written language.

Abstract

This paper is a theoretical and methodological review of the article “Acquisition of writing: the textual construction in O mapa do pezinho”, by Rauber (2008). It adopts as fundamental point of view the cognitivist  studies  about  written language  learning: on the one hand an approach based on linguistic uses (functionalist); and on the other hand a mentalist framework (generativist). The methodology used in this study is the qualitative analysis of a text elaborated by a schoolchild. The results show  us  that, regardless of the divergences related to the development process of written language, cognitive sciences represented in generativism and functionalism have a meaningful contribution to the studies on the learning writing.

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Author Biographies

Leosmar Aparecido da Silva, Universidade Federal De Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás Brasil. E-mail: silva515@ufg.br

Doutor em Estudos Linguisticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em linguística também pela UFG. É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Cora Coralina (1998). Atualmente é professor de Linguistica e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Goiás, membro do Grupo de Estudos Funcionalistas e vice-coordenador do Projeto Fala Goiana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística. Desenvolve pesquisa na área de linguística com ênfase em descrição de línguas naturais, em especial, o português contemporâneo falado no Brasil.

Mirian Santos de Cerqueira, Universidade Federal De Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: mirian_cerqueira@ufg.br

É Professora do Curso de Licenciatura em Letras: Português e do Curso de Bacharelado em Linguística da Universidade Federal de Goiás, Campus de Goiânia. Atua nas áreas de Sintaxe, Sintaxe do Português, Introdução aos Estudos da Linguagem, Psicolinguística e Estágio de Português. Possui graduação em Letras (habilitação português/inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Linguística (2003) e doutorado em Linguística (2009), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Realizou um estágio de doutoramento em Linguística, financiado pela CAPES (processo: BEX 129506-3), na Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Prof. Dr. João Costa, no período de outubro de 2006 a novembro de 2007. No período de setembro de 2017 a junho de 2018, realizou Estágio de Pós-Doutorado (PUC-Rio), na área de Psicolinguística Experimental, sob a supervisão da Profa. Dra. Erica Dos Santos Rodrigues. 

André Luiz Rauber, Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. E-mail: andrerauber1@gmail.com

Licenciado em Letras - Habilitação Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2014). Professor Adjunto II do Departamento de Letras, do Instituto de Linguagem (Cuiabá/MT/Brasil), da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, encontra-se em gozo de Licença para tratar de interesses particulares (período 2018 a 2021). Áreas de interesse: Linguagem e Cognição; Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de LP; Gramática do português brasileiro e europeu. Leitura e escrita.

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Published

2022-01-06

How to Cite

SILVA, L. A. da; CERQUEIRA, M. S. de; RAUBER, A. L. Cognitivist approaches in written language acquisition: revisiting O mapa do pezinho. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e67936, 2022. DOI: 10.5216/sig.v33.67936. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/67936. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê de Estudos Linguísticos