Práticas e eventos de letramento em pesquisas sobre escrita infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.67836

Palavras-chave:

Práticas de letramento, Eventos de letramento, Escrita infantil

Resumo

Neste artigo, discute-se como as noções de prática e de evento de letramento, forjadas no âmbito dos Novos Estudos do Letramento, podem ser revisitadas por pesquisas sobre escrita infantil feitas no campo dos estudos da linguagem. Essa discussão é realizada, por um lado, colocando em relação as noções de práticas e eventos de letramento com as de memória e acontecimento e, por outro, examinando enunciados escritos infantis resultantes de práticas letradas escolares. Em homenagem ao trabalho de Silvia Lucia Bigonjal Braggio, procura-se mostrar como os enunciados infantis apontam para a miscibilidade das práticas presente nos eventos de letramento.

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Biografia do Autor

Cristiane Carneiro Capristano, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil. E-mail: capristano1@yahoo.com.br

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Ensino, pesquisas e publicações na área de ensino-aprendizagem de língua materna, com ênfase em: leitura, aquisição da escrita e letramento, prática de produção textual e prática de leitura em Língua Portuguesa. Atualmente, é professora (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Estadual de Maringá (PR).

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

CAPRISTANO, C. C. . Práticas e eventos de letramento em pesquisas sobre escrita infantil. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e67836, 2021. DOI: 10.5216/sig.v33.67836. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/67836. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos