Bildungsroman angolano: uma leitura de As aventuras de Ngunga, de Pepetela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v32.65348

Palavras-chave:

Bildungsroman, Angola, As aventuras de Ngunga

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a obra de Pepetela, As aventuras de Ngunga, pela perspectiva do romance de formação, de modo a evidenciar as identidades dessa obra com esta categoria romanesca, bem como as particularidades que assume devido à realidade contextual enfatizada. Assim, defende-se a ideia de que As aventuras de Ngunga pode ser compreendida enquanto um Bildungsroman angolano, uma vez que apresenta a trajetória de formação do protagonista a partir das diversas circunstâncias de seu meio social, de forma que são cruciais em seu amadurecimento, necessário para o enfrentamento dos desafios propostos pela vida.

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Biografia do Autor

Francisca Zuleide Duarte de Souza, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professora titular na Universidade Estadual da Paraíba e atua na área de Letras com ênfase em outras literaturas vernáculas e hispano-americanas. E-mail: zuleide.duarte@hotmail.com.

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Publicado

2021-03-04

Como Citar

LIMA, M. I.; DUARTE DE SOUZA, F. Z. . Bildungsroman angolano: uma leitura de As aventuras de Ngunga, de Pepetela. Signótica, Goiânia, v. 32, p. e65348 , 2021. DOI: 10.5216/sig.v32.65348. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/65348. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Literários