Diversidade como cânone: estudos literários em português
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v29i1.44918Palavras-chave:
Ensino das literaturas de Língua Portuguesa. Cânone. Interculturalidade. BNCC – MEC. Literatura Portuguesa.Resumo
A partir da divulgação da primeira versão da Base Nacional Comum Curricular, publicada pelo Ministério de Educação (MEC) em setembro de 2015, e sua segunda versão, em abril de 2016, desenvolve-se neste texto reflexão crítica sobre como os estudos literários em português são indicados nesse documento, sua presença e importância no ensino básico e médio brasileiro, com ausência de um projeto realmente amplo e mais efetivo de interculturalidade literária. O tratamento dado, nessa Base, à literatura portuguesa na formação literária plural de jovens leitores brasileiros e a importância da diversidade como cânone na compreensão contemporânea das literaturas de língua portuguesa e seu ensino são temas tratados neste trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.