Creencias y expectativas tejidas por los docentes-alumnos de lengua portuguesa de la maestría Profletras

Autores/as

  • Leandra Ines Seganfredo Santos Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop, Mato Grosso, Brasil
  • Luzia Aparecida Oliva dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop, Mato Grosso, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.35454

Palabras clave:

Lengua Portuguesa, Formación docente, PROFLETRAS, Creencias.

Resumen

El  objetivo  de  este  texto  es  presentar  un  estudio  cualitativo-interpretativista realizado con docentes de Lengua Portuguesa de la red pública de enseñanza de Mato Grosso, ingresantes de la primera turma del Programa de Maestría Profesional  en  Letras  (PROFLETRAS),  en  la  UNEMAT/Sinop,  con  datos colectados  a  través  de  cuestionarios  abiertos.  A  partir  de  los  estudios  del letramento,  de  las  creencias  y  de  la  formación  de  profesores  como  agente letrador,  se  discute  como  el  grupo  concibe  conceptos  de  lengua,  lenguaje, alfabetización y letramento(s), el papel de la escuela y del profesor de Lengua Portuguesa. Se socializa como es la práctica en clases de Lengua Portuguesa y lo que el equipo desea a partir de las reflexiones propuestas por el Programa.

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Biografía del autor/a

Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop, Mato Grosso, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutora em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela UNESP/IBILCE e pós-doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). É professora concursada na UNEMAT, na área de Metodologia do Ensino, com experiência nos Cursos de Pedagogia e Letras, com ênfase em formação docente e ensino de língua materna e língua estrangeira na Educação Básica. Professora permanente dos Programas de Mestrado em Linguística e PROFLETRAS (UNEMAT). Coordena o subprojeto PIBID Interdisciplinar – Formação para a Diversidade: Educação Linguística, Educação para a Diversidade Cultural e Educação Ambiental nas Licenciaturas no contexto da Amazônia Mato-Grossense e entorno do Parque do Xingu.

Luzia Aparecida Oliva dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop, Mato Grosso, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Letras, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop. Doutora em Letras pela UNESP, na área de Literaturas em Língua Portuguesa. Tema: Literatura e indianidade. Mestre em Letras, pela UNESP, em Teoria da Literatura. Tema: Narrativa: Mito, lenda e história. Graduada em Letras pela FECILCAM - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – PR.

Publicado

2016-11-23

Cómo citar

SANTOS, L. I. S.; SANTOS, L. A. O. dos. Creencias y expectativas tejidas por los docentes-alumnos de lengua portuguesa de la maestría Profletras. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 257–284, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.35454. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/35454. Acesso em: 7 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo