Abordagens cognitivistas na aquisição da língua escrita: revisitando O mapa do pezinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.67936

Palavras-chave:

Cognição. Linguagem. Desenvolvimento. Língua escrita.

Resumo

Este estudo tem como objetivo revisitar, teórica e metodologicamente, o artigo intitulado “Aquisição da escrita: a construção textual em O mapa do pezinho”, de Rauber (2008). Para isso, toma como ponto fundamental as abordagens cognitivistas para o estudo da aquisição da língua escrita, tanto numa perspectiva baseada no uso (funcionalista) quanto noutra de viés mentalista (gerativista). A metodologia utilizada para a realização deste trabalho concentra-se na análise qualitativa de um texto produzido por uma criança em idade escolar. Os resultados mostraram que, independentemente das divergências quanto ao processo de desenvolvimento da linguagem escrita, as ciências cognitivas ancoradas no gerativismo e no funcionalismo têm muito a contribuir para os estudos sobre a aprendizagem da escrita.

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Biografia do Autor

Leosmar Aparecido da Silva, Universidade Federal De Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás Brasil. E-mail: silva515@ufg.br

Doutor em Estudos Linguisticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em linguística também pela UFG. É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Cora Coralina (1998). Atualmente é professor de Linguistica e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Goiás, membro do Grupo de Estudos Funcionalistas e vice-coordenador do Projeto Fala Goiana. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística. Desenvolve pesquisa na área de linguística com ênfase em descrição de línguas naturais, em especial, o português contemporâneo falado no Brasil.

Mirian Santos de Cerqueira, Universidade Federal De Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. E-mail: mirian_cerqueira@ufg.br

É Professora do Curso de Licenciatura em Letras: Português e do Curso de Bacharelado em Linguística da Universidade Federal de Goiás, Campus de Goiânia. Atua nas áreas de Sintaxe, Sintaxe do Português, Introdução aos Estudos da Linguagem, Psicolinguística e Estágio de Português. Possui graduação em Letras (habilitação português/inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Linguística (2003) e doutorado em Linguística (2009), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Realizou um estágio de doutoramento em Linguística, financiado pela CAPES (processo: BEX 129506-3), na Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Prof. Dr. João Costa, no período de outubro de 2006 a novembro de 2007. No período de setembro de 2017 a junho de 2018, realizou Estágio de Pós-Doutorado (PUC-Rio), na área de Psicolinguística Experimental, sob a supervisão da Profa. Dra. Erica Dos Santos Rodrigues. 

André Luiz Rauber, Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. E-mail: andrerauber1@gmail.com

Licenciado em Letras - Habilitação Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2014). Professor Adjunto II do Departamento de Letras, do Instituto de Linguagem (Cuiabá/MT/Brasil), da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, encontra-se em gozo de Licença para tratar de interesses particulares (período 2018 a 2021). Áreas de interesse: Linguagem e Cognição; Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de LP; Gramática do português brasileiro e europeu. Leitura e escrita.

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Publicado

2022-01-06

Como Citar

SILVA, L. A. da; CERQUEIRA, M. S. de; RAUBER, A. L. Abordagens cognitivistas na aquisição da língua escrita: revisitando O mapa do pezinho. Signótica, Goiânia, v. 33, p. e67936, 2022. DOI: 10.5216/sig.v33.67936. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/67936. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos