A indeterminação do sujeito como objeto de ensino: proposta de atividade a partir de um conto brasileiro de ficção científica

Autores

  • Laura Dourado Loula Régis Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil
  • Davi Ferreira Alves da Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v30i4.52581

Palavras-chave:

Ensino. Proposta de atividade. Conto. Recursos estilísticos. Indeterminação do sujeito.

Resumo

A partir de uma compreensão de língua como interação e de gênero textual como instrumento de ensino, o presente trabalho tem como objetivo descrever uma proposta de atividade de leitura e análise linguística a partir de um exemplar do gênero conto e seus recursos estilísticos. Para tanto, recuperamos as contribuições teóricas de Possenti (1996), Cunha e Cintra (2008), Neves (2011), Perini (2010), Bagno (2011), Givón (1979; 1984) e Martellotta (1996; 2011). A proposta descrita possibilita ampliar o conhecimento do gênero, as competências e habilidades de leitura e análise linguística, bem como (re)conhecer as funções textuais da indeterminação do sujeito.

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Biografia do Autor

Laura Dourado Loula Régis, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil

Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Linguística da Univerisidade Federal da Paraíba e professora assistente da Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

2018-12-03

Como Citar

RÉGIS, L. D. L.; NÓBREGA, D. F. A. da. A indeterminação do sujeito como objeto de ensino: proposta de atividade a partir de um conto brasileiro de ficção científica. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 4, p. 596–618, 2018. DOI: 10.5216/sig.v30i4.52581. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/52581. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo