A indeterminação do sujeito como objeto de ensino: proposta de atividade a partir de um conto brasileiro de ficção científica
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v30i4.52581Palavras-chave:
Ensino. Proposta de atividade. Conto. Recursos estilísticos. Indeterminação do sujeito.Resumo
A partir de uma compreensão de língua como interação e de gênero textual como instrumento de ensino, o presente trabalho tem como objetivo descrever uma proposta de atividade de leitura e análise linguística a partir de um exemplar do gênero conto e seus recursos estilísticos. Para tanto, recuperamos as contribuições teóricas de Possenti (1996), Cunha e Cintra (2008), Neves (2011), Perini (2010), Bagno (2011), Givón (1979; 1984) e Martellotta (1996; 2011). A proposta descrita possibilita ampliar o conhecimento do gênero, as competências e habilidades de leitura e análise linguística, bem como (re)conhecer as funções textuais da indeterminação do sujeito.
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