Avaliação formativa na produção oral: análise de uma experiência em um curso de português língua estrangeira

Autores

  • Fernanda Souza e Silva Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil
  • Myriam Crestian Chaves da Cunha Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v30i4.50501

Palavras-chave:

Avaliação formativa. Autorregulação da aprendizagem. produção oral. Português Língua Estrangeira. Exame Celpe-Bras.

Resumo

Este trabalho investiga o impacto de procedimentos de avaliação formativa no desenvolvimento da competência de produção oral em aprendentes de Português Língua Estrangeira. Buscou-se averiguar, por meio de questionários e entrevistas, de que maneira a apropriação dos critérios de avaliação da produção oral usados no exame do Certificado de Proficiência da Língua Portuguesa contribui para o desenvolvimento dessa habilidade em alunos preparando-se para o exame. Os resultados da pesquisa-ação aqui analisada revelam que as ações implementadas possibilitaram não só práticas autoavaliativas mais condizentes com cada critério, como também a autorregulação de métodos e estratégias de aprendizagem, levando os estudantes a um melhor nível de preparação para o exame.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Souza e Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Letras - Hab Língua Francesa/UFPA. Atualmente cursa a licenciatura em Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino/Aprendizagem de Línguas.

Link para currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1733785340466300 

Myriam Crestian Chaves da Cunha, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Cursou uma licenciatura em português pela Universidade de Toulouse II (Le Mirail) - França (1980), que foi revalidada em licenciatura de francês pela Universidade Federal do Pará (1984). Em 1985, também graduou-se em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará. Em seguida, cursou um Mestrado em Letras - Lingüística - pela Universidade Federal do Pará (1992) e um Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade de Toulouse II (Le Mirail) - França (1998). Atualmente é professora Associado IV da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Francês) e no Curso de Mestrado em Letras do Instituto de Letras e Comunicação dessa Universidade. Sua experiência de pesquisa e ensino situa-se na área de Ensino/Aprendizagem de Línguas (materna, segunda e estrangeiras), com atuação nos seguintes temas: didática das línguas, avaliação da aprendizagem em línguas (avaliação formativa, regulação e autorregulação da aprendizagem) e abordagem interacional de ensino de línguas.

Link para Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0057919162522146 

Downloads

Publicado

2018-12-03

Como Citar

SILVA, F. S. e; CUNHA, M. C. C. da. Avaliação formativa na produção oral: análise de uma experiência em um curso de português língua estrangeira. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 4, p. 647–674, 2018. DOI: 10.5216/sig.v30i4.50501. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/50501. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo