Avaliação formativa na produção oral: análise de uma experiência em um curso de português língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v30i4.50501Palavras-chave:
Avaliação formativa. Autorregulação da aprendizagem. produção oral. Português Língua Estrangeira. Exame Celpe-Bras.Resumo
Este trabalho investiga o impacto de procedimentos de avaliação formativa no desenvolvimento da competência de produção oral em aprendentes de Português Língua Estrangeira. Buscou-se averiguar, por meio de questionários e entrevistas, de que maneira a apropriação dos critérios de avaliação da produção oral usados no exame do Certificado de Proficiência da Língua Portuguesa contribui para o desenvolvimento dessa habilidade em alunos preparando-se para o exame. Os resultados da pesquisa-ação aqui analisada revelam que as ações implementadas possibilitaram não só práticas autoavaliativas mais condizentes com cada critério, como também a autorregulação de métodos e estratégias de aprendizagem, levando os estudantes a um melhor nível de preparação para o exame.
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