Considerações sobre o trabalho prescrito: reflexões sobre as modalizações que incidem sobre o agir docente

Autores

  • José Wellisten Abreu Souza Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB
  • Liane Velloso Leitão Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, PB.
  • Thiago Magno de Carvalho Costa Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB
  • Mônica Mano Trindade Ferraz Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v27i2.35626

Palavras-chave:

ISD, PCN, prescrição, trabalho docente, modalização.

Resumo

Neste  artigo,  visamos  analisar  o  trabalho  educacional  representado  nos textos  que  (re)configuram  o  trabalho  do  professor  de  língua  portuguesa  na dimensão do trabalho prescrito. Para tanto, analisaremos as seguintes seções dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): “Aprender e Ensinar Língua Portuguesa na escola”, “Considerações a respeito do tratamento didático dos conteúdos” e as subseções destinadas ao “Tratamento Didático”. Nossa análise focaliza as modalizações que se referem ao trabalho do professor, tal como sugeridas por Bronckart (2012, [1999]) no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

Downloads

Biografia do Autor

José Wellisten Abreu Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, e membro do grupo de pesquisa Semântica, Léxico e Cognição. E-mail: josewellisten@hotmail.com.

Liane Velloso Leitão, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, PB.

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB, membro do grupo de pesquisa GELIT (Grupo de Estudos em Letramento, Interação e Trabalho) e professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, PB.

Thiago Magno de Carvalho Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB e membro do grupo de pesquisa Semântica, Léxico e Cognição.

Mônica Mano Trindade Ferraz, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB PROLING/UFPB e coordenadora do grupo de pesquisa Semântica, Léxico e Cognição.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

SOUZA, J. W. A.; LEITÃO, L. V.; COSTA, T. M. de C.; FERRAZ, M. M. T. Considerações sobre o trabalho prescrito: reflexões sobre as modalizações que incidem sobre o agir docente. Signótica, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 583–604, 2015. DOI: 10.5216/sig.v27i2.35626. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/35626. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo