Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas

Autores

  • Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v27i2.35551

Palavras-chave:

paradigma indiciário, formação de professores de espanhol, identidades, Linguística Aplicada.

Resumo

Este trabalho trata das contribuições do paradigma indiciário para o estudo das identidades docentes e, particularmente, as dos futuros professores de línguas, com ênfase para os do espanhol. Com essa finalidade, explicitaremos em que consiste esse modelo e como pode contribuir para gerar maior inteligibilidade a  respeito  de  como  futuros  professores  se  envolvem  nos  processos  de construção identitária ao longo de seus percursos formativos. Sendo assim, neste artigo indicaremos algumas contribuições desse paradigma para o exame da problemática em foco, refletindo a respeito do seu potencial como construto metodológico de cunho qualitativo e interpretativista.

Downloads

Biografia do Autor

Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE

Professora Associada do Curso de Letras, atua nos cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Interesse por formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas (espanhol e português), com ênfase em questões de representação, identidades, interuculturalidade e letramento crítico.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

BAPTISTA, L. M. T. R. Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas. Signótica, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 565–582, 2015. DOI: 10.5216/sig.v27i2.35551. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/35551. Acesso em: 5 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo