Crenças e expectativas tecidas pelos docentes-alunos de Língua Portuguesa do Mestrado PROFLETRAS

Autores

  • Leandra Ines Seganfredo Santos Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop, Mato Grosso, Brasil
  • Luzia Aparecida Oliva dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop, Mato Grosso, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v28i2.35454

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Formação docente, PROFLETRAS, Crenças.

Resumo

O  objetivo  deste  texto  é  apresentar  um  estudo  qualitativo-interpretativista realizado com docentes de Língua Portuguesa da rede pública de ensino de Mato Grosso, ingressantes da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em  Letras  (PROFLETRAS),  na  UNEMAT/Sinop,  com  dados  coletados  por meio de questionários abertos. A partir dos estudos do letramento, das crenças e da formação de professores como agente letrador, discute-se como o grupo concebe conceitos de língua, linguagem, alfabetização e letramento(s), o papel da escola e do professor de Língua Portuguesa. Socializa-se como é a prática nas aulas de Língua Portuguesa e o que o grupo almeja a partir das reflexões propostas pelo Programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop, Mato Grosso, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutora em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela UNESP/IBILCE e pós-doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). É professora concursada na UNEMAT, na área de Metodologia do Ensino, com experiência nos Cursos de Pedagogia e Letras, com ênfase em formação docente e ensino de língua materna e língua estrangeira na Educação Básica. Professora permanente dos Programas de Mestrado em Linguística e PROFLETRAS (UNEMAT). Coordena o subprojeto PIBID Interdisciplinar – Formação para a Diversidade: Educação Linguística, Educação para a Diversidade Cultural e Educação Ambiental nas Licenciaturas no contexto da Amazônia Mato-Grossense e entorno do Parque do Xingu.

Luzia Aparecida Oliva dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Sinop, Mato Grosso, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Letras, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop. Doutora em Letras pela UNESP, na área de Literaturas em Língua Portuguesa. Tema: Literatura e indianidade. Mestre em Letras, pela UNESP, em Teoria da Literatura. Tema: Narrativa: Mito, lenda e história. Graduada em Letras pela FECILCAM - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – PR.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

SANTOS, L. I. S.; SANTOS, L. A. O. dos. Crenças e expectativas tecidas pelos docentes-alunos de Língua Portuguesa do Mestrado PROFLETRAS. Signótica, Goiânia, v. 28, n. 2, p. 257–284, 2016. DOI: 10.5216/sig.v28i2.35454. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/35454. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigo