Contribuições dos estudos bakhtinianos para a configuração da aula de português
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v27i2.31189Palavras-chave:
aula, cronótopo, enunciado, gênero discursivo, interação.Resumo
Este artigo mobiliza conceitos da teoria dialógica da linguagem provenientes do Círculo Linguístico de Bakhtin, quais sejam: a “palavra”, o “enunciado”, os “gêneros do discurso”, o “cronótopo” e a “interação verbal”. Estes são explicitados concebendo a sala de aula como uma instituição social e a aula como um gênero discursivo, intercalado por outros gêneros. Aplicam-se tais conceitos a cenários naturais da sala de aula, na delimitação da aula de português, revelando a constituição etnográfica do processo de interação verbal e identificando os cronótopos da aula. Conclui-se que a compreensão da aula, a partir de tais concepções, auxilia na formação de professores reflexivos, capazes de analisar e transformar sua prática, tornando mais significativo para si e para os alunos o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.
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