Frames cognitivos e interacionais na compreensão de expressões idiomáticas em L2: um estudo de caso

Autores

  • Alessandra Baldo Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v27i2.30973

Palavras-chave:

frames cognitivos, frames interacionais, expressões idiomáticas, ensino-aprendizagem de L2.

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma análise dos processos cognitivos empregados  por  cinco  aprendizes  de  português  como  L2  para  a  inferência de  expressões idiomáticas  (EIs)  a  partir  do  conceito  de  frames  cognitivos e  interacionais  de  Fillmore  (1982)  e  Fillmore  e  Baker  (2010).  A  análise dos dados, coletados através da técnica de protocolos verbais, sugere que o potencial  explanatório  da  teoria  proposta  pelos  autores  é  aplicável  também à compreensão dos processos de atribuição de significado de EIs na língua-alvo, seja através do conceito de frames cognitivos, seja através do conceito de
frames interacionais.

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Biografia do Autor

Alessandra Baldo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS

Professora-adjunta do Centro de Letras e Comunicação, área de língua inglesa e linguística aplicada.

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

BALDO, A. Frames cognitivos e interacionais na compreensão de expressões idiomáticas em L2: um estudo de caso. Signótica, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 325–350, 2015. DOI: 10.5216/sig.v27i2.30973. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/30973. Acesso em: 7 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo