DIMENSÕES DA MOTIVAÇÃO ACADÊMICA PROMOVIDA POR PROFESSORES DO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO SUPERIOR, MODALIDADE VIRTUAL, DO CEPIES-UMSA
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82812Palavras-chave:
Docência, Ensino Superior, motivação acadêmicaResumo
Esta investigação tem como objetivo identificar as dimensões da motivação acadêmica promovida por docentes do CEPIES em sua prática educativa em ambientes virtuais, na gestão de 2023. Visando isso, se partiu de um marco teórico consolidado acerca de ambientes virtuais, motivação acadêmica e teorias de aprendizagem relacionadas. Se aplicou “o instrumento de avaliação para identificar os níveis de motivação acadêmica que são promovidas por docentes na pós-graduação em ambientes virtuais”, validado por experts, construído com base em indicadores e dimensões da Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan. A amostragem é composto de 66 docentes do Programa de Mestrado do CEPIES-UMSA, modalidade virtual, tipificada como mostra não-representativa, intencional e voluntária, tendo como critério de seleção aqueles que lecionaram na modalidade virtual na gestão de 2022. Os resultados demonstram que os docentes promoveram a motivação extrínsica mais do que a intrínseca em suas aulas (68% intríseca e 71% extrínseca). Por outro lado, 9% dos docentes sempre evidenciam indícios de desmotivação dos estudantes, 14% quase sempre, 17% frequentemente, e a soma 40% percebem a desmotivação em diferentes níveis entre estudantes. Estes resultados apresentam a necessidade de atender ao tema e desenvolver propostas educativas na formação didática acerca da motivação acadêmica em ambientes virtuais.
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