DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS COMO UMA COMPETÊNCIA LABORAL NO MEIO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.82804Palavras-chave:
Educação, inovação educacional, soft skillsResumo
As soft skills se tornaram um elemento fundamental para o desempenho laboral de sucesso, já que potencializa a adaptabilidade, as relações interpessoais e a eficiência profissional. Essas competências, que incluem comunicação efetiva, trabalho em equipe, pensamento crítico e resiliência, transcendem os conhecimentos técnicos específicos e se posicionam como fatores determinantes para empregabilidade e o crescimento profissional. O sistema educacional enfrenta a tarefa de integrar essas habilidades de maneira transversal em seus processos formativos. Apesar de sua importância ser amplamente reconhecida, persiste uma tendência a priorizar os conteúdos disciplinares sobre o desenvolvimento de competências socioemocionais ou interpessoais. Por uma perspectiva pedagógica, a aprendizagem colaborativa e experiencial emerge como a via mais efetiva para desenvolvê-las. A interação social, a resolução de problemas reais e o trabalho em contextos diversos se mostram essenciais para sua consolidação. As instituições educativas devem, portanto, reestruturar suas metodologias para criar espaços que fomentem da base o conhecimento das hard skills, como também as competências transversais das quais tratamos neste artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


