NARRATIVAS DISTÓPICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NUM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80965

Palavras-chave:

Distopia, educação, inteligência artificial

Resumo

Na realidade do mundo contemporâneo, estamos diante de um contexto em que algumas narrativas distópicas, presentes apenas nas obras de ficção científica do cinema e da literatura, agora parecem materializar-se no mundo real. O grande avanço da tecnologia proporcionou o surgimento de um novo paradigma comunicacional. Por sua vez, a inteligência artificial está cada vez mais presente no cotidiano da população e isso envolve desde tarefas básicas, até outras mais complexas, nos mais diversos aspectos da vida humana. Dessa maneira é de fundamental importância investigar as consequências desse cenário na vida das pessoas e no contexto educacional. Nesse intuito, o projeto de extensão "Tecnologias, Educação e Sociedade: ampliando experiências”, traz essa temática para estudo e discussão em grupo, visando promover reflexões acerca das narrativas distópicas que frequentemente exploram cenários futuros e problemáticos, mas que podem servir como uma ferramenta poderosa para analisar e criticar questões sociais, tecnológicas e educacionais e permitir que os participantes reflitam sobre os desafios e as consequências das inovações tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Oscar Lima, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goianésia, Goiás, Brasil, fabio.lima@ueg.br

 Bacharel e licenciado em História (UFSC); licenciado em Pedagogia (ICSH-CESB); licenciado em Filosofia (FAMDSP); especialista em Ciência Política; mestre em Educação (UDESC). Professor universitário na UEG. 

Gisele Bernardes, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goianésia, Goiás, Brasil, gisele.bernardes@ueg.br

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (UFG) - Mestre em Educação Linguagem e Tecnologias – (UEG/ IELT). Especialista em Psicanálise e Educação pela Universidade Estadual de Goiás - UEG e pós-graduada em Gestão Escolar pela UFG. Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás - UEG e graduada em Docência na Educação Infantil e primeira fase do Ensino Fundamental - Pedagogia - pela UEG. Ocupação: Docente na educação superior – UEG- unidade Goianésia no curso de pedagogia. Docente na educação básica- Ensino fundamental, Escola Municipal Lauro da Penha.

Downloads

Publicado

03-10-2025

Como Citar

LIMA, Fabio Oscar; BERNARDES, Gisele Gomes de Avelar. NARRATIVAS DISTÓPICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NUM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.80965. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/80965. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos