NARRATIVAS DISTÓPICAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NUM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.80965Palavras-chave:
Distopia, educação, inteligência artificialResumo
Na realidade do mundo contemporâneo, estamos diante de um contexto em que algumas narrativas distópicas, presentes apenas nas obras de ficção científica do cinema e da literatura, agora parecem materializar-se no mundo real. O grande avanço da tecnologia proporcionou o surgimento de um novo paradigma comunicacional. Por sua vez, a inteligência artificial está cada vez mais presente no cotidiano da população e isso envolve desde tarefas básicas, até outras mais complexas, nos mais diversos aspectos da vida humana. Dessa maneira é de fundamental importância investigar as consequências desse cenário na vida das pessoas e no contexto educacional. Nesse intuito, o projeto de extensão "Tecnologias, Educação e Sociedade: ampliando experiências”, traz essa temática para estudo e discussão em grupo, visando promover reflexões acerca das narrativas distópicas que frequentemente exploram cenários futuros e problemáticos, mas que podem servir como uma ferramenta poderosa para analisar e criticar questões sociais, tecnológicas e educacionais e permitir que os participantes reflitam sobre os desafios e as consequências das inovações tecnológicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista UFG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.


