“LUTA E RESISTÊNCIA NO CAMPO”:
reabertura da escola municipal “Rosalvo Silva dos Santos”, no povoado Salgado Grande, Rio Real/BA
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v25.79949Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender de que modo a luta e a resistência coletiva da comunidade do Povoado “Salgado Grande”, Rio Real, Bahia, contribuíram para a reabertura da Escola Municipal “Rosalvo Silva dos Santos” e sua importância para a valorização e fortalecimento da educação no/do campo na região. A educação constitui um direito fundamental de todos, e para os povos do campo esse direito assume especial importância diante dos desafios de acesso e permanência escolar. A pesquisa foi fundamentada em aportes teóricos de Paulo Freire (2005), Roseli Caldart (2004; 2011), Miguel Arroyo (2007; 2010) e Stuart Hall (1997; 2003), que concebem a educação do campo como prática emancipatória, vinculada à cultura camponesa e ao direito social. No que se refere à metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter descritiva, com coleta de dados e observações participantes durante quatro meses, no primeiro semestre de 2024. O percurso investigativo envolveu a seleção do caso, levantamento e análise das informações e, posteriormente, a interpretação dos resultados à luz da teoria da educação do campo. Os achados revelam a complexidade das lutas sociais em torno do direito à educação, destacando que a resistência coletiva e a mobilização comunitária foram determinantes para a conquista da reabertura escolar. Assim, a retomada das atividades da instituição evidencia que a manutenção das escolas do campo deve ser compreendida como um direito inegociável, condição indispensável para assegurar a dignidade, a permanência territorial e a justiça social aos povos camponeses.
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