Coexistência

a exposição de arte como lugar de pesquisa, ensino e extensão

Autores

  • Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, manoelaafonso@ufg.br
  • Vera Regina Barbuy Wilhelm Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, vera_wilhelm@hotmail.com
  • Eliane Maria Chaud Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, elianechaud@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v18i22.51704

Resumo

Neste artigo, discorremos sobre a experiência pedagógica de reunir as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 2, Laboratório de Produção Artística 4 e Expografia e Montagem com o objetivo de realizar uma exposição das pesquisas em arte conduzidas pelos estudantes do quarto e último ano do curso Artes Visuais – Bacharelado, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Esta exposição é uma atividade prevista no Projeto Pedagógico do curso desde o ano 2012. Porém, foi em 2017 que pudemos realizar a primeira mostra do gênero na Galeria da FAV como uma ação de extensão. No presente trabalho, concluímos que ao traçarmos um projeto interdisciplinar para conectar a sala de aula a uma experiência expositiva na galeria, criamos um importante espaço de convergência entre ensino, pesquisa, extensão e formação profissional que beneficia tanto os nossos estudantes quanto a comunidade externa à UFG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, manoelaafonso@ufg.br

Professora Adjunto do curso Artes Visuais - Bacharelado, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Vera Regina Barbuy Wilhelm, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, vera_wilhelm@hotmail.com

Professora Adjunto do curso Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás.

Eliane Maria Chaud, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, elianechaud@gmail.com

Professora Adjunto do curso Artes Visuais - Bacharelado, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Referências

AFONSO, Manoela dos Anjos; JORGE, Anahy Mendonça; SAMPAIO, Glayson Arcanjo de. Projeto pedagógico do curso Artes Visuais - Bacharelado. Goiânia: UFG, 2012.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2006, p.98 -117.

PAREYSON, Luigi, Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RANGEL, Sonia. O olho desarmado: objeto poético e trajeto criativo. Salvador: Solisluna Design Editora, 2009.

REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais, v. 7, n. 13, Porto Alegre, nov. 1996, pp. 81-95.

SOGABE, Milton. [Carta] 17 set. 2014, Belo Horizonte [para] Senhor(a) Prof(a). Dr(a) Pró-Reitor(a) de Graduação, 2f. A importância da existência de espaços expositivos nos cursos de graduação em artes. Disponível em: <https://fcgartesvisuais.jimdo.com/app/download/6102038351/Carta+aos+Pro%CC%81-Reitores+GALERIAS.pdf > Acesso em: 20 fev. 2018.

SULLIVAN, Graeme. Art practice as research: inquiry in visual arts, 2ª ed. London: Sage, 2010.

ZAMBONI, Silvio. Pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 4ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

Downloads

Publicado

13-08-2018

Como Citar

RODRIGUES, M. dos A. A.; WILHELM, V. R. B.; CHAUD, E. M. Coexistência: a exposição de arte como lugar de pesquisa, ensino e extensão. Revista UFG, Goiânia, v. 18, n. 22, 2018. DOI: 10.5216/revufg.v18i22.51704. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/51704. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos