Ceci est une version obsolète publiée le 2025-11-28. Consulter la version la plus récente.

MÚSICA E CIÊNCIAS EM UMA ABORDAGEM STEAM:

Uma proposta integradora a partir de uma revisão sistemática

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v25.83747

Mots-clés :

Ciências naturais, Educação STEAM, Integração curricular, Interdisciplinaridade

Résumé

Este artigo propõe-se a investigar as propostas educacionais envolvendo música e ciências na perspectiva STEAM e, a partir das informações adquiridas, sugerir novas atividades no mesmo nicho. A revisão sistemática rastreou artigos publicados entre 2010 e 2021 nas bases Web of Science e Scopus e, após seleção guiada por critérios de inclusão e exclusão analisou, à luz de Bardin, o conteúdo de 10 trabalhos, chegando à conclusão de que existe uma lacuna na literatura que relaciona biologia e química com conhecimentos musicais em abordagens STEAM. Cientes disso, os autores criaram e descreveram em detalhes a elaboração de uma proposta para o ensino de Biologia Molecular utilizando conhecimentos musicais, tudo isso a partir da perspectiva do método STEAM.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Gabriela Rodrigues Ledoux, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, anagabrielaledoux@gmail.com

Licenciada em Biologia pelo Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina. Professora da Educação Básica no Centro de Ensino Médio 01, Planaltina-DF.

Juliana Rocha de Faria Silva, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, juliana.silva@ifb.edu.br

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2017). Mestrado em Educação Musical pela Universidade de Brasília (2010). Graduação em Educação Artística Habilitação - Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (2001). Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Campus Brasília. Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (https://profept.ifb.edu.br/). Professora da Especialização em Metodologia de Ensino da Dança Clássica (https://www.ifb.edu.br/brasilia/34849-metodologia-de-ensino-da-danca-classica). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Transdisciplinar Josué de Castro (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8378877543369161) e o Laboratório de Realidade Integrada (LARI) do IFB no Campus Planaltina.

Téléchargements

Publié-e

2025-11-28 — Mis(e) à jour 2025-11-28

Versions

Comment citer

RODRIGUES LEDOUX, Ana Gabriela; ROCHA DE FARIA SILVA, Juliana. MÚSICA E CIÊNCIAS EM UMA ABORDAGEM STEAM:: Uma proposta integradora a partir de uma revisão sistemática. Revista UFG, Goiânia, v. 25, n. 31, 2025. DOI: 10.5216/revufg.v25.83747. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/83747. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos